As Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro chegaram ao fim e o próximo endereço dos jogos de verão é Tóquio, no Japão, em 2020. Após uma apresentação repleta de referências a games e tecnologia, o comitê olímpico japonês estuda usar smartphones para fabricar as medalhas da competição.

A ideia, como foi na Rio-2016, é enviar uma mensagem de apoio à sustentabilidade. O comitê estuda a possibilidade de usar os programas de reciclagem de eletrônicos do país para extrair o ouro, a prata e o cobre usados nas medalhas olímpicas.

Embora já tenha recursos reciclados suficientes para criar as medalhas, boa parte desse material já é epregado hoje em dia na fabricação de novos eletrônicos no Japão. Usar o recurso para as medalhas pode desestabilizar um importante ciclo de sustentabilidade na indústria japonesa.

Por conta disso, a ideia ainda não foi totalmente aprovada. Uma das alternativas é que o Japão peça ajuda às próprias fabricantes de eletrônicos para desenvolver ciclos e coletas de material reciclado paralelamente à produção cotidiana, mas até os jogos de 2020, mesmo essa ideia pode ser abandonada.

publicidade

Via Engadget