A Gartner, tradicional instituto de pesquisa em mercado de eletrônicos, divulgou nesta semana um balanço das vendas de smartphones no segundo trimestre de 2016. O estudo mostra quais são as marcas que mais vendem celulares inteligentes em todo o mundo e também quais são os sistemas operacionais mais usados.

Ao todo, foram vendidos mais de 344 milhões de smartphones no primeiro semestre do ano, o que representa um crescimento de 4% em relação ao mesmo período de 2015. A empresa que mais vendeu foi a Samsung, com 76 milhões de dispositivos nas mãos de usuários em todo o mundo.

publicidade

A sul-coreana ficou à frente da principal rival, a norte-americana Apple, que vendeu 44 milhões de iPhones entre abril a junho de 2016. No mesmo período do ano passado, a empresa havia registrado (segundo a Gartner) mais de 48 milhões de unidades vendidas. Ou seja, houve uma queda significante.

As outras três primeiras colocadas no ranking, Huawei (3º), Oppo (4º) e Xiaomi (5º) são marcas chinesas com pouca ou nenhuma representação no mercado de smartphones brasileiro atualmente. Outras empresas somaram 158 milhões de smartphones vendidos no segundo trimestre. Veja o ranking:

publicidade

Reprodução

A Gartner também divulgou um estudo mostrando a divisão entre sistemas operacionais em uso no mercado. Entre abril e junho, mais de 296 milhões de smartphones vendidos rodam a plataforma Android, enquanto 44 milhões (o mesmo número de iPhones vendidos) rodam o iOS da Apple.

publicidade

Em terceiro lugar aparece o sistema Windows, com pouco mais de 1,9 milhão de unidades vendidas no segundo trimestre. Em relação ao mesmo período do ano passado, o Android cresceu de 82% para 86% em domínio de mercado, enquanto o iOS caiu de 14% para 12% e o Windows foi de 2,5% a 0,6%. Confira o ranking de sistemas abaixo.

Reprodução

publicidade