EnglishPortugueseSpanish
publicidade

A empresa Opera está investindo na segurança de seus clientes. Prova disso é que a companhia já havia lançado um serviço VPN para desktops e até disponibilizando a mesma ferramenta também para as plataformas móveis, mas somente para iOS. Agora, o recurso estará disponível também para Android.

É importante lembrar que o sistema operacional do Google já conta com uma infinidade de recursos VPN. Contudo, poucos são gratuitos e ilimitados e ainda menos são desenvolvidos por empresas gigantes, como a Opera.

publicidade

A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a empresa de segurança SurfEasy, adquirida em 2015 pela companhia norueguesa. Com ela, o usuário pode mascarar sua localização física para acessar conteúdo bloqueado por geolocalização, permitindo a conexão em países como Holanda, Canadá Singapura ou Estados Unidos. Também é possível bloquear cookies de rastreamento de anúncios.

Reprodução

Apesar de parecer maravilhoso, nem tudo são flores. O app conta com alguns anúncios que podem incomodar os usuários. Há também a suspeita de que a empresa compartilhe dados dos usuários com os anunciantes para que eles possam direcionar melhor suas propagandas.  

“Esta informação é disponibilizada a terceiros que estão interessados em compreender melhor o ecossistema móvel e como ele está evoluindo. É importante compreender que isso não é a respeito de dados sobre o que os usuários fazem em seu telefone, mas é sobre como um grande grupo de pessoas usam seus telefones”, disse a empresa em comunicado.

publicidade

Via Android Cental