Quem apostava que o mercado de PCs daria a volta por cima neste trimestre se enganou. Dados da Gartner, uma das maiores empresas que atuam na realização de pesquisas, mostram que a remessa de PCs totalizou 64,3 milhões de unidades durante esse período, número que é 5,2% menor do que em 2015.

O resultado parece não ser nada animador para quem vive de vender computadores. Afinal, este é o sétimo trimestre consecutivo em que os números fecham no negativo. Mesmo assim, a Gartner acredita que o mercado já mostra alguns sinais de melhora.

A consultoria tentou explicar o atual momento do mercado afirmando que “um dos problemas atuais no mercado de PCs tem sido o aumento dos preços em algumas regiões devido ao enfraquecimento da moeda local frente ao dólar americano”. Com isso, na visão da Gartner, a queda na remessa foi pequena neste segundo trimestre.  

Entre as empresas, a Lenovo continua na primeira posição do mundo, tendo apresentado uma queda de 2,2% pelo quinto trimestre seguido, vendendo apenas 13,1 milhões unidades. A empresa é seguida por HP e Dell que fecharam o trimestre com altas de 1,8% e 3,1% com 12,2 milhões e 9,7 milhões de computadores vendidos respectivamente.

publicidade

O ranking é completado ainda por Asus, 4,6 milhões de PCs vendidos e alta de 1,3%, Apple, 4,5 milhões de vendas e queda de 4,9%, e Acer, que realizou remessas de 4,4 milhões de unidades e obteve ligeiro crescimento: 0,4%.