EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O WordFlow, teclado da Microsoft para iOS, ganhou hoje uma atualização que traz uma série de novos recursos. O principal deles é uma barra de busca do Bing ligada diretamente ao teclado que permite que o usuário realize diversas tarefas sem precisar abrir outro aplicativo. 

Por meio dela, o usuário consegue buscar por imagens, emojis e GIFs sem precisar sair de uma conversa, por exemplo. Todos os resultados encontrados na barra de busca também podem ser automaticamente enviados para a conversa. Além disso, resultados de busca do Bing, como endereços de restaurantes, também podem ser facilmente compartilhados. 

publicidade

Essas atualizações são basicamente idênticas a funções que o Google lançou com o Gboard, o seu próprio teclado para iOS. O Gboard permite que os usuários realizem pesquisas no Google e enviem os resultados para a conversa diretamente pelo teclado, sem precisar abrir outro app.

Além dessas, outra função que os dois teclados compartilham é a sugestão de emojis e GIFs: basta digitar algo como “segura essa marimba” para que o aplicativo sugira um gif adequado. O Olhar Digital já chegou a testar o Gboard e considerou-o melhor que o teclado da Apple; inexplicavelmente, contudo, ele ainda não foi lançado para Android apesar das promessas da empresa.

Comendo pelas bordas

Lançar aplicativos para iPhone é uma das maneiras que a Microsoft e o Google encontraram de lucrar indiretamente com os dispositivos da Apple. O Google, por exemplo, consegue coletar as informações dos donos de iPhone que usam seu teclado para treinar suas próprias redes neurais e, com isso, trazer um benefício indireto aos seus próprios usuários.

publicidade

Não é só o Gboard, porém, que usa essa técnica. O Google Photos, que permite armazenamento ilimitado de fotografias na nuvem, também está disponível para iOS (e é considerado um dos melhores apps do tipo). As imagens dos donos de iPhone também são usadas para treinar as redes neurais do Google, e o Google, sabendo que muitos donos de iPhone sofrem com falta de espaço, se aproveita da situação.

Isso acontece, ainda, com outros aplicativos tanto do Google quanto da Microsoft. O Google lançou também para iOS o Motion Stills, um app que transforma as Live Photos dos iPhones 6s e 6s Plus em gifs. A Microsoft, por sua vez, lançou o Pix, um aplicativo de câmera que se propõe a ser melhor que a câmera do iPhone.