O Android 7.0 Nougat, nova versão do sistema operacional móvel do Google, já começou a ser liberado para smartphons compatíveis. A atualização vem com uma série de novos recursos que podem causar inveja em donos de iPhone.

Algumas novidades são apenas detalhes de navegação, enquanto outras causam um grande impacto. Ainda assim, o Android Nougat, mesmo recheado de similaridades com o sistema da Apple, tem também algumas funções exclusivas. Confira algumas delas nesta lista elaborada pelo site Business Insider:

publicidade

1 – Múltiplas janelas

Uma das principais novidades do Android é também uma inspiração no Windows: múltiplas janelas, para quem quiser usar dois apps ao mesmo tempo na tela do smartphone. O iOS 9 tem um recurso semelhante, mas que só funciona no iPad.

publicidade

2 – Tamanho de exibição

Com o Android Nougat, os usuários podem alterar o tamanho das informações exibidas no display. Com uma barra de edição, é possível deixar ícones e textos menores ou maiores, de acordo com a preferência do usuário.

publicidade

Reprodução

3 – Troca rápida entre apps

publicidade

Tocando duas vezes sobre o botão de aplicativos recentes, o usuário pode alternar rapidamente entre os dois últimos aplicativos usados no Android 7. No iPhone, é preciso pressionar duas vezes o botão Home e ainda selecionar o app aberto em um carrossel de opções, o que é bem menos prático.

4 – Painel de configurações rápidas

O menu com opções de rede, localização, bateria e outras configurações rápidas também ganhou novidades. Agora, o usuário pode editar quais opções ficam disponíveis no painel com um simples toque no botão “editar”, sem limites para as opções e sem precisar de privilégios de desenvolvedor.

Reprodução

5 – Configurações rápidas com notificações

É possível também ter acesso rápido a algumas configurações do Android pela tela de notificações. O gesto de tocar na parte de cima da tela e deslizar para baixo agora trás, além das notificações completas, cinco ícones com opções de rede, bateria, localização ou qualquer uma que o usuário selecionar.

6 – Resumo de especificações

O aplicativo de configurações também vem com novidades. Agora, cada menu traz uma prévia das especificações. Por exemplo: não é mais preciso acessar o menu de Armazenamento para conferir o espaço livre. Essa informação já vem na tela principal do app de Configurações.

Reprodução

7 – Menu à esquerda

Acesso rápido às configurações é a palavra de ordem no Android Nougat. Deslizando da esquerda para a direita na tela, em qualquer submenu do app de configurações, é possível acessar os outros submenus do aplicativo sem precisar voltar para a tela inicial.