EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O Google disponibilizará o aplicativo Wi-Fi Assistant para todos os usuários de dispositivos Nexus. O aplicativo analisa as conexões próximas de usuários e dá acesso a uma série de hospots Wi-Fi públicos, conectando-se automaticamente a eles sempre que possível para economizar dados.

Esse aplicativo já estava disponível nos Estados Unidos para os assinantes do Project Fi, o serviço de telecomunicações do Google. No entanto, conforme a empresa anunciou pelo Google+, em breve qualquer usuário de dispositivos Nexus com Android 5.1 ou posterior poderá baixá-lo. O anúncio pode ser visto por meio deste link.

publicidade

Redes sempre rápidas

Para garantir uma conexão rápida aos usuários, o Wi-Fi Assistant automaticamente muda de conexões móveis para conexões Wi-Fi abertas sempre que detecta uma rede. No entanto, como o aplicativo dá prioridade à velocidade da conexão, ele não realiza a mudança caso detecte que a velocidade da conexão Wi-Fi é inferior à da rede móvel.

Reprodução

Outra vantagem do aplicativo é que ele aplica criptografia às conexões realizadas em redes Wi-Fi públicas. Isso dificulta que os dados de navegação do usuário sejam interceptados, ou que ele seja desviado para outra rede menos segura no momento da conexão. Quando essa criptografia é aplicada, um ícone de chave é mostrado ao usuário.

publicidade

Além das redes móveis e das conexões Wi-Fi públicas, o Wi-Fi Assistant também dá acesso a alguns hotspots do próprio Project Fi do Google. No entanto, brasileiros ainda não têm previsão para poder acessar essas redes. Segundo o anúncio, o aplicativo chegará nas próximas semanas para os donos de Nexus nos Estados Unidos, Reino Unido, México, Canadá e países nórdicos.