De acordo com a Reuters, o Google suspendeu esta semana o Project Ara, uma iniciativa na busca de desenvolver o chamado smartphone “Lego”, com todos os componentes montáveis. Havia a expectativa de que a empresa lançaria uma versão do aparelho para o público em 2017, mas isso não deve mais acontecer.

Acredita-se que o motivo da suspensão seja a dificuldade de viabilizar uma tecnologia modular para celulares no cenário atual do mercado. Apesar de o projeto ter se mostrado não tão intercambiável como parecia a princípio, a venda da Motorola para a Lenovo pode ter dificultado ainda mais a concretização dos planos de negócio, sendo que o Google teria que também desenvolver alto-falantes e câmeras que permitissem a troca.

A desistência, porém, pode não significar a ‘morte’ do smartphone modular uma vez que o Google tem a condição de licenciar a tecnologia envolvida para outras fabricantes capazes de financiá-la e a colocarem no mercado.

O Olhar Digital conferiu de perto o smartphone ‘Lego’ no ano passado, na feira MWC, em Barcelona. Veja como ele funciona:

publicidade