Em uma declaração emitida no domingo, a LG disse que pretende investir “agressivamente” no setor de robótica para se beneficiar dos avanços recentes em inteligência artificial. De acordo com a Reuters, o objetivo inicial da empresa é criar robôs voltados para uso doméstico.

“Vamos nos preparar para o futuro investindo agressivamente em casas inteligentes, robôs e componentes-chave, e fortalecer o negócio de eletro-eletrônicos domésticos” disse o diretor do setor de aparelhos da LG, Jo Seung-jin, na declaração. As palavras do diretor parecem se referir a robôs domésticos inteligentes capazes de ajudar em tarefas como limpar a casa.

A ideia da empresa, ainda segundo a Reuters, é aproveitar os avanços não apenas na inteligência artificial como também nas conexões sem fio. Essas duas tecnologias juntas permitirão a criação de aparelhos capazes de se comunicar entre si para realizar tarefas ainda mais complexas. Sistemas de Wi-Fi mais avançados também já estão sendo pesquisados para permitir essa inovação.

Mudança no mercado

publicidade

Segundo o Engadget, essa postura da LG pode levar outras empresas semelhantes a focar nesse ramo também. A Samsung, por exemplo, que concorre com a LG em diversas frentes, já vem lançando produtos nessa área, mas ainda de maneira relativamente incipiente e pouco acessível.

No entanto, a emprsa não informou com mais precisão quanto pretende investir, nem ofereceu qualquer estimativa de quando pretende lançar seus produtos nessa área. É provável, porém, que essas novidades não levem tanto tempo assim para chegar, já que concorrentes de peso da LG também estão investindo nessa área e a ‘Internet das Coisas’ chega cada vez mais perto da realidade.