Os investimentos de Bill Gates em sustentabilidade não pararam com a Janicki Bioenergy Omniprocessor – máquina que transforma lixo em água. A nova ideia a receber o apoio do fundador da Microsoft cria energia limpa a partir de fezes humanas.

Trata-se do Nano Membrane Toilet, um vaso sanitário equipado com uma membrana nanotecnológica capaz de separar componentes dos dejetos do usuário. O equipamento foi criado por pesquisadores da Universidade de Cranfield, no Reino Unido, com apoio da Fundação Bill e Melinda Gates.

Depois que o usuário fecha a tampa, o aparelho começa a separar o que pode ser “reciclado” a partir dos resíduos. Os dejetos líquidos são purificados e podem ser usados para irrigação ou limpeza. Não é necessário ligar o Nano Membrane Toilet a uma rede de esgoto.

Já o que sobra de sólido é reservado para incineração, onde a energia proveniente do calor pode ser usada para reabastecer o sistema da máquina ou até recarregar dispositivos, como o celular, por um breve período de tempo. Veja um vídeo (em inglês) que explica melhor o processo:

publicidade