A EmojiXpress, empresa criadora de aplicativos, lançou hoje a plataforma EmojiRequest, por meio da qual usuários poderão votar nos emojis que querem ter em seus smartphones no futuro. O objetivo da plataforma é “facilitar a lacuna entre as centenas de milhões de usuários de emojis no mundo todo e o processo de criação de emojis da Unicode”.

No site ou no aplicativo para iOS, é possível ver uma série de ideias já desenhadas para emojis que poderiam ser incluídos no futuro. Ao fazer login com o Facebook, o usuário pode votar nos emojis que lhe parecerem mais úteis. Segundo a Emojipedia, o login por Facebook é necessário para evitar que uma única pessoa vote várias vezes em um emoji.

Processo seletivo para emojis

O Unicode Consortium é o órgão responsável pelos emojis e pela inteligibilidade das comunicações digitais. Para que um novo emoji seja acrescentado, ele precisa atender a uma série de critérios do órgão. A plataforma tem como objetivo criar uma ponte entre as vontades dos usuários e a Unicode, mas não garante que as sugestões mais votadas serão selecionadas.

publicidade

Como um dos critérios levados em conta na hora da seleção é o número de solicitações, porém, é provável que os emojis mais votdos sejam de fato encaminhados ao consórcio. Quando um emoji chega ao topo da lista, os criadores da plataforma enviam à Unicode uma solicitação formal para sua criação, segundo o The Next Web.

Embora não seja possível submeter suas próprias criações para votação por meio da plataforma, o aplicativo e o site também disponibilizam uma seção de “contato” por meio da qual é possível enviar ideias de emoji que ainda não estejam lá. Atualmente, algumas das sugestões mais votadas do site incluem o emoji fazendo sinal de silêncio, a rosa preta e o cocô triste