Quem não quer esperar pela semana que vem para colocar as mãos no iOS 10 já pode “furar a fila” de espera imediatamente. A Apple liberou a versão final (“Gold Master”) do sistema operacional para os usuários que fazem parte do programa de testes do beta do software.

Ou seja: quem se cadastrar agora poderá instalar imediatamente o software a que todos terão acesso no dia 13, a menos que a Apple descubra algum bug muito grande que deve ser solucionado com urgência.

publicidade

Os desenvolvedores, que tem um acesso ainda mais privilegiado às novidades da Apple justamente para poderem criar aplicativos aproveitando os novos recursos do iOS, receberam a versão ainda na quarta-feira, 7, quando a empresa anunciou o novo iPhone.

Se você está com pressa e não consegue esperar pelo dia 13, você pode se cadastrar no programa de beta da Apple e baixar o iOS 10 final imediatamente. O Olhar Digital já fez um tutorial explicando como proceder neste link.

publicidade

Uma vez que você já está ciente dos riscos, mas ainda assim quer experimentar as novidades, siga o passo-a-passo a seguir:

1. Faça o registro

publicidade

Isso pode ser feito por meio deste link, que vai te levar para o site da Apple. Depois de fazer login com seu Apple ID, você vai se deparar com um longo documento (que você não lerá, porque ninguém nunca lê) no qual a Apple se exime de responsabilidade em caso de problemas de software causados pela versão beta. Concorde com isso e vá para o passo seguinte.

2. Faça um backup do seu celular

publicidade

É um passo opcional mas altamente recomendado, para que você possa restaurar seu aparelho em caso de problemas. Conecte o aparelho a um computador e abra o iTunes. Clique em “Fazer backup agora” para salvar o backup no seu computador.  Aguarde a conclusão do backup. Em seguida acesse iTunes > Preferências > Dispositivos em seu computador. Clique e mantenha a tecla Control pressionada, ou clique com o botão direito, no backup que você acabou de fazer e selecione Arquivar para salvá-lo.

3. Faça o download do perfil beta

No seu iPhone ou iPad abra o Safari e acesse o link https://beta.apple.com/profile. Você terá que baixar um perfil de testador da versão beta e o dispositivo irá te guiar pelo processo de instalação. Clique no botão “Download profile” para iniciar o processo e clique em “Instalar”.

4. Baixe a atualização

A fase final é instalar a atualização. Depois de baixar o perfil de testes, basta entrar em Ajustes > Geral > Atualização de Software e permitir a instalação pressionando Transferir e Instalar.