Ontem durante o evento de apresentação do novo iPhone, a Apple fez um anúnciou possivelmente mais surpreendente que o novo dispositivo: um jogo do Super Mario chegaria para seus smartphones e tablets ainda em 2016. O anúncio de Super Mario Run, feito ontem por Shigeru Miyamoto, fez com que o preço das ações da empresa japonesa de games disparasse 29%.

De acordo com o VentureBeat, nos momentos seguintes ao anúncio, os papéis da empresa foram negociados por US$ 36,32 cada. O fato de que a empresa esteja entrando no lucrativo mercado de jogos mobile com suas principais propriedades intelectuais (primeiro Pokémon, agora Mario) foi o que motivou o otimismo dos investidores.

publicidade

Mergulhando de cabeça

A Nintendo revelou seu primeiro jogo para smartphones no dia 29 de outubro de 2015. Miitomo, a primeira tentativa da empresa no mercado, gerou bastante interesse no começo e chegou a ser lançado no Brasil, mas acabou virando uma “cidade fantasma” nos meses seguintes.

No entanto, pouco tempo depois, a empresa lançou Pokémon Go em parceria com a Niantic, produtora propriamente do jogo. Dessa vez, o jogo foi um sucesso absoluto de público desde o primeiro momento em que foi liberado. Pessoas chegaram a largar seus empregos para poder jogar mais, e no Brasil o sucesso não foi diferente. O jogo, conforme anunciado ontem, também ganhará uma versão para Apple Watch.

Foi depois desse momento que as ações da Nintendo começaram a entrar numa montanha-russa. O sucesso do jogo fez com que o valor da empresa ultrapassasse o da Sony; pouco depois, porém, a Nintendo admitiu que não lucraria muito com ele, já que a Niantic ganharia a maior parte do dinheiro, e as ações despencaram de novo. Agora, com o anúncio da Apple, elas voltaram a subir.