Você já sabe (ou deveria saber), que o Facebook é o maior vilão da bateria do seu celular. O aplicativo está sempre operando em segundo plano e frequentemente requisitando informações de todos os sensores do seu celular e usando a sua internet móvel.

Sim, o Facebook é um mal necessário nos celulares de muita gente. Ninguém quer, de fato, abrir mão da rede social, porque é lá que estão seus amigos, parentes. Perder acesso ao aplicativo é, também, deixar de ter a forma mais imediata de acesso a estas pessoas. Sem contar, claro, o fato de que muitas pessoas se informam pelo serviço, então abandonar o Facebook é uma decisão bem complexa.

Felizmente, há uma alternativa que permite usar o Facebook no celular sem precisar ter o aplicativo instalado nem ficar digitando “facebook.com” na barra de endereços do Chrome toda vez que você quiser usar o serviço.

Veja como:

publicidade

1) Entre no site do Facebook pelo Chrome

O endereço você já conhece, é “facebook.com”. Não se preocupe, você só vai precisar fazer isso uma vez.

 Reprodução

2) Toque nos 3 pontinhos e escolha a opção “Adicionar à tela Inicial”

Este recurso cria um atalho para o site na sua tela inicial. É praticamente igual a ter um aplicativo fixado. A diferença é que em vez de um app desenvolvido nativamente para o Android, você é direcionado para a versão web do Facebook. Dê um nome para o atalho de sua preferência (recomendamos apenas “Facebook”) e pressione Adicionar.

 Reprodução

3) Basta ir à sua tela inicial usar o “aplicativo” normalmente

O visual não é tão refinado quando o do app, mas as funções estão todas lá. A vantagem é que a versão web do Facebook é muito mais “comportada” do que o aplicativo, e consome muito menos internet em segundo plano e muito menos bateria. 

Reprodução