Amanhã, junto com a primeira versão estável da iOS 10, a Apple lançará também o Swift Playgrouds, um aplicativo gratuito voltado para dar a jovens as primeiras noções de programação. O aplicativo foi anunciado durante a última convenção mundial de desenvolvedores da empresa, a WWDC 2016.

O aplicativo assume que o usuário não tem conhecimento nenhum sobre programação e oferece cursos para esse público. No entanto, como ele não tem uma estrutura linear, usuários que já saibam noções de programação podem “pular” as aulas introdutórias e seguir diretamente para o assunto de seu interesse. Embora seja um app educativo, ele tem o aspecto de um jogo. O vídeo abaixo mostra o app:

De acordo com o Engadget, outra vantagem do Swift Playgrounds é que, como ele usa a linguagem de programação Swift da Apple, as criações geradas por meio dele também pode se tornar aplicativos. A empresa, contudo, ainda não divulgou nenhuma forma de integração entre esse aplicativo e a App Store, o que facilitaria a publicação dessas criações na sua loja de apps.

publicidade

Nas primeiras fases, o app dá ao usuário todos os comandos de que ele precisa para resolver os quebra-cabeças. Basta reorganizá-los numa ordem que resolva o problema mostrado. Conforme o usuário se familiariza com a linhguagem e o raciocínio de programação, porém, o aplicativo vai aumentando o desafio.

Caso mais de uma pessoa use o mesmo tablet, é possível criar contas separadas para que cada um possa rastrear seu próprio progress. Soluções mais otimizadas (que usem menos linhas para realizar uma tarefa) também são recompensadas num esquema de jogo do aplicativo. O app é inicialmente gratuito, mas aulas mais avançadas podem ser cobradas no futuro.