Embora já seja considerado ele mesmo um tipo de rede social, o YouTube anunciou, nessa terça-feira, 13, o lançamento de um recurso chamado Comunidade, que funciona como uma rede social mais tradicional.

A novidade aparece como uma aba nos canais, onde já estão links como “Início”, “Vídeos”, “Playlists” e “Sobre”. Os youtubers poderão postar textos, imagens, GIFs animados, vídeos e outros tipos de conteúdo; e sua audiência poderá interagir com comentários, curtidas e descurtidas.

Em nota, o YouTube contou que o Comunidade foi desenvolvido lado a lado com youtubers parceiros, e por isso responde a anseios dos criadores de conteúdo, que terão um espaço para conversar com a audiência nos períodos entre as publicações.

Um desses parceiros, John Green, do canal vlogbrothers, publicou um vídeo explicando que até o lançamento do Comunidade esse espaço ocioso vinha sendo pulverizado entre outras redes como Facebook, Instagram, Twitter e Tumblr. Isso mostra que a nova ferramenta do YouTube tem potencial para bater de frente com o site de Mark Zuckerberg, por exemplo, que vem investindo pesado nos vídeos.

publicidade

Por enquanto apenas parte dos youtubers tem acesso à novidade, gente como AsapSCIENCE, The Game Theorists, Karmin, The Key of Awesome, The Kloons, Lilly Singh, Peter Hollens, Rosianna Halse Rojas, Sam Tsui, Threadbanger e VSauce3. Seguidores verão as atualizações aparecerem em meio às suas inscrições e, se quiserem, podem acionar notificações que avisam sempre que surgir algo em um desses canais.