Um jovem de 17 anos descobriu uma maneira de conseguir dados de graça em seu smartphone. Jacob Ajit encontrou uma “falha não intencional” na rede da T-Mobile, uma das maiores operadoras dos Estados Unidos.

Ajit explica que estava com um chip pré-pago sem serviço que, em teoria, ainda estava conectado à rede, apenas para redirecionar o usuário a um portal da operadora para atualizar ou cancelar de vez o plano.
Ao abrir a página, o jovem afirma que começou a clicar em links e tentar fugir do site, o que resultou em algumas falhas que permitiram o acesso à web. O aplicativo de teste de velocidade instalado no celular também continuou funcionando. “Claramente, o aplicativo ainda estava buscando dados. Uma coisa que eu percebi foi que ele estava escolhendo um servidor TMobile Speedtest”.

publicidade

Depois de investigar o fenômeno, ele percebeu que era capaz de baixar dados a 20 Mbps de qualquer qualquer URL, desde que o site tivesse uma pasta chamada “/speedtest”. Para verificar se a hipótese era real, ele criou uma pasta com esse nome em seu blog e copiou diversos arquivos e vídeos de música. Os resultados mostraram que era possível navegar sem pagar nada.

“Assim, eu tinha acesso aos dados em toda a rede sem manter qualquer tipo de pagamento ou contrato”, explica, afirmando que já relatou o problema à operadora e que a descoberta não traz prejuízos à empresa ou aos clientes.

Via IBTimes