Uma atualização do aplicativo do Google para iOS que começa a ser disponibiliza hoje traz um novo recurso interessante ao buscador. A novidade faz com que seja possível realizar buscas nele de modo anônimo (sem que os dados sejam gravados), e também permite “esconder” essas buscas com proteção biométrica.

Isso porque o aplicativo não fecha automaticamente as abas anônimas quando ele é desligado. Por conveniência, elas continuam abertas para o usuário. Com a proteção biométrica, no entanto, é possível fazer com que essas abas anônimas só apareçam após a autenticação do usuário. Assim, é mais seguro compartilhar o smartphone com outras pessoas sem que elas tenham acesso às buscas anônimas, segundo o The Verge.

Durante a navegação anônima, assim como no navegador para desktop, o aplicativo fica com um esquema de cores mais escuro. Na iOS, também será possível ativar o modo anônimo de buscas a partir da tela inicial do iPhone usando o 3D Touch, de acordo com o Mashable.

Esses recursos já estavam disponíveis tanto no aplicativo do Chrome quanto no navegador Safari da Apple. No entanto, o fato de que o aplicativo do Google também oferece os cards do Google Now (mesmo para usuários iOS) pode fazer com que eusuários prefiram-no aos outros apps semelhantes.

publicidade

A atualização ainda faz com que vídeos que apareçam como resultado de uma busca possam ser assistidos na própria pagina de busca, sem que seja necessário abrir uma nova janela ou aplicativo para isso. Esse recurso ajuda quando o usuário está avaliando, dentre diversos resultados de busca, qual deles é o mais relevante.