O jogador isleep2late conseguiu derrotar Steven, o campeão da Elite Four no jogo Pokémon Alpha Sapphire, usando apenas um Rattata no level 1. Para isso, ele chegou até o chefe final com um pokémon de nível maior e, em seguida, usou a funcionalidade online para trocá-lo por um Rattata previamente preparado.

Feito isso, ele enfrentou a batalha final usando apenas um Ratata level 1 para derrotar os seis pokémons de seu oponente, cujos níveis ficavam na casa dos 70. De acordo com o jogador, a façanha “levou uma eternidade” para ser planejada e executada. A execução dela pode ser vista abaixo; boa parte dos 20 minutos do vídeo, no entanto, são gastos quando o Rattata ganha níveis após derrotar um oponente:

Estratégia

publicidade

Para conseguir a façanha, o jogador precisou “criar” um Rattata específico por meio do uso de TMs e cruzamentos seletivos. No final, ele sabia os ataques, Quick Attack, Endeavor, Double Team e Hyper Fang. Cada um deles foi utilizado durante a luta.

Talvez o mais importante deles seja Double Team: esse ataque aumenta a evasão do pokémon, o que diminui a probabilidade de que os inimigos o acertem. Isso permite que o Rattata evite quase todo o dano. Endeavor, por sua vez, também é importante: esse ataque faz com que os pontos de vida do rival se igualem ao do pokémon que o utilizou. Como o Rattata de nível 1 tinha poucos pontos de vida, o ataque fazia com que os inimigos ficassem com pouca vida também.

Quick Attack, embora seja um ataque bastante fraco, tem a característica de sempre atacar primeiro. Com isso, o jogador conseguia utilizá-lo para acabar com inimigos já enfraquecidos sem se expor a danos. Finalmente, Hyper Fang é usado para tentar causar um pouco mais de dano.

Rattatas furiosos

Planejar a façanha e criar o “Rattata perfeito” foi o principal desafio, de acordo com o jogador. Feito isso, também foram necessárias “muitas, muitas tentativas” e “muita sorte”, mas como pode ser visto acima, o esforço teve sucesso.

Não é a primeira vez que Rattata chama a atenção de jogadores de avançados de pokémon. Por tratar-se de um monstrinho relativamente fraco e que é bastante fácil de ser encontrado, ele é muitas vezes o alvo de piadas. No entanto, em agosto, um jogador conseguiu zerar o jogo Pokémon FireRed inteiro usando apenas um Rattata.