Dois dos principais problemas que afetam praticamente todos os smartphones do mercado são a fragilidade de suas telas e a duração insuficiente de suas baterias. E embora o iPhone 7 tenha se mostrado bem resistente contra dobras e riscos em sua tela, em termos de duração da bateria ele toma uma lavada de seus principais concorrentes.

É isso que mostra um teste realizado pela associação de consumidores do Reino Unido Which?. O teste revelou que a bateria do iPhone 7 dura menos do que a do Samsung Galaxy S7, a do LG G5 e a do HTC 10 (seus principais concorrentes na região). Os dispositivos foram testados em duas situações de uso: ligações via 3G e navegação na internet via 3G. A tabela abaixo mostra os resultados do teste:

Reprodução

No teste, o iPhone 7 estava com a iOS 10, última versão do sistema operacional da Apple. Os Androids, por sua vez, estavam rodando o Android 6.0 Marshmallow. Como pode se ver acima, em um dos testes (o de ligações via 3G), a bateria do mais novo smartphone da Apple durou menos que a metade que a do terceiro colocado.

publicidade

Método

A associação de consumidores realizou os dois testes em uma rede celular própria, criada especificamente para essa finalidade. Ela transmitia o sinal 3G para todos os dispositivos, garantindo que o sinal chegava com a mesma força para todos eles. Os três dispositivos acessaram uma página também criada especificamente para o teste, que se atualizava com a mesma regularidade para todos eles.

Com relação ao teste de ligações, por sua vez, todos os aparelhos realizaram uma ligação contínua via 3G até o fim de suas baterias. Finalmente, todos os aparelhos tiveram o seu brilho de tela ajustado para o mesmo valor, para garantir que esse fator não influenciasse o resultado. 

Resultados

Mesmo que o iPhone 7 – que se saiu pior nos testes – ofereça mais de 10 horas de navegação contínua via rede 3G, ele ainda se sai pior que seus principais concorrentes. Conforme o Geek.com aponta também, vale lembrar que o teste não simula uma situação real de uso dos aparelhos, e a bateria deles costuma ter duração ainda menor no dia-a-dia do que em testes específicos desse tipo.

Há que se considerar também que o teste foi realizado em dispositivos novos. A bateria dos smartphones, no entanto, costuma perder capacidade ao longo de sua vida útil. Isso significa que, ao longo do tempo, o tempo total de uso que se pode esperar de uma carga da bateria de cada aparelho deve ir se reduzindo. 

Comparação

Primeiro colocado nos dois testes, o HTC 10 teve um resultado surpreendente. Ele rendeu mais de 13 horas de navegação na internet e quase 31 horas de ligação via 3G com uma só carga de sua bateria. O Galaxy S7 e o LG G5, por sua vez, ocuparam as posições intermediárias nos dois testes, ficando bem atrás do HTC 10 nos dois.

De certa forma, a diferença de desempenho entre os aparelhos pode ser explicada pelo tamanho de suas baterias. O Galaxy S7 e o HTC 10 têm baterias de 3000 mAh de capacidade. A do LG G5 tem 2800 mAh e a do iPhone 7, apenas 1960 mAh. Em outras palavras, a bateria do iPhone 7 é consideravelmente menor que a dos seus concorrentes.

Apple  X Google

Isso é uma escolha da Apple. Ela sabe que seus concorrentes têm baterias maiores, mas prefere fazer o dispositivo mais fino possível, ainda que isso signifique sacrificar a duração de sua bateria. O iPhone 7 também tem uma resolução de tela menor que a de seus concorrentes, mas isso parece não ser suficiente para compensar.

O HTC 10, por sua vez, se mostra surpreendentemente eficiente, considerando que sua tela tem a mesma resolução e tamanho que a do Galaxy S7. Esse resultado é um bom sinal para o Google, uma vez que a HTC será a responsável por fabricar os smartphones Pixel e Pixel XL da empresa, que deverão concorrer com os iPhones 7 e 7 PLus (e devem ser anunciados amanhã).