Hiroyuki Nishimura, o atual dono do 4chan, postou uma mensagem no site no último domingo anunciando que o fim do site poderia estar muito próximo. “Nós tentamos manter o 4chan do jeito que é. Mas eu falhei. Eu sinto muito, sinceramente”, disse Nishimura. O problema, de acordo com ele, é dinheiro. 

Segundo o dono do site, um dos principais problemas é o uso de bloqueadores de anúncios por parte de usuários dos Estados Unidos. Ao Gizmodo, Nishimura comentou que “anúncios não funcionam bem na internet nos EUA”, mas que no Japão eles ainda funcionam, já que “os japoneses não usam tanto bloqueadores de anúncios”.

Para manter o site no ar, Nishimura vê algumas opções. A primeira delas é reduzir o custo de tráfego, desativando grandes partes do site, usando servidores mais lentos e limitando o tamanho dos arquivos que podem ser postados. A segunda é oferecer mais recursos pagos; a terceira (e menos provável) é usar anúncios mais perniciosos e difíceis de ser fechados.

Propostas

publicidade

O 4chan é um dos fóruns mais populares e sombrios da internet. De maneira semelhante ao Reddit, ele tem funções de anonimato que permitem que usuários postem qualquer tipo de mensagem sem o risco de ser identificados. Se por um lado isso oferece a possibilidade de que usuários tratem de assuntos mais sérios, por outro também acabou fazendo do fórum um dos principais focos de trolls, racismo e discursos de ódio da internet.

Desde que o anúncio foi postado, de acordo com o Gizmodo, Macus ‘Notch’ Persson (o criador do Minecraft) e o oodiado milionário Martin Shkreli já fizeram ofertas para manter o site no ar. Nishimura, no entanto, comentou que Shkreli apenas tweetou sobre o assunto e depois não disse mais nada, e ‘Notch’ apagou seu próprio tweet desde então, o que faz com que essas propostas pareçam improváveis de acontecer.

Usuários também sugeriram que o site fosse mantido no ar com base em doações. No entanto, o dono do site considera que elas não são uma boa opção para o longo prazo. “Pagar os custos de manter o site no ar só com doações é difícil. Apenas a Wikipedia consegue fazê-lo”, disse.

Saída

Após o anúncio, o 4chan ganhou um novo fórum chamado de /vip/. Ele é visível a todos os usuários, mas apenas aqueles que comprarem um 4chan Pass podem postar nele. A atitude, embora tenha a finalidade de manter o site no ar, não foi bem recebida pelos usuários.

Toda essa situação, no entanto, também acabou provocando confusão em outros sites semelhantes. Os fóruns 8chan e Endchan começaram a discutir estratégias para impedir que a provável falência do 4chan trouxesse uma onda de novos usuários a seus sites. Os usuários acreditam que isso poderia colocar outros fóruns do tipo em risco também.