Ler sobre o Galaxy Note 7 da Samsung explodindo é uma coisa; ver o que acontece quando ele explode, porém, é outra. Para mostrar o que acontece nesse processo, o laboratório Applied Energy Hub, na Cingapura, realizou um teste controlado que provocou a explosão da bateria de um Galaxy Note 7.

Segundo o Daily Mail, o teste realizado pelo laboratório foi relativamente genérico, e não específico ao Note 7. A parte traseira do aparelho foi removida e pressão foi aplicada diretamente à bateria do smartphone. Após algum tempo, ela sofreu um curto-circuito e começou a pegar fogo. As imagens do teste podem ser vistas abaixo:

publicidade

Reprodução

Reprodução

publicidade

Reprodução

Reprodução

publicidade

Teste genérico

As imagens acima mostram o processo por meio do qual um smartphone pega fogo quando sua bateria sofre muita pressão. Num primeiro momento, ele começa a soltar fumaça; quando a pressão continua, ele pega fogo.

publicidade

Segundo Jan Geder, o diretor do laboratório, “qualquer batería de íon de lítio em qualquer smartphone exposta a uma carga pesada eventualmente se romperá, causando um curto-circuito interno”. Ainda segundo Geder, “estamos certos de que o mesmo teste feito com qualquer bateria de íon de lítio em qualquer smartphone teria o mesmo resultado caso a pressão mecânica fosse suficiente, não só o Note 7”.

Por outro lado, Geder também dá uma visão mais branda do incidente. “É altamente improvável que as condições atingidas durante esse teste possam ser reproduzidas em situações de uso regular do smartphone”. Trata-se, portanto, de um teste meramente ilustrativo.

Caso Samsung

No caso específico do Note 7, no entanto, a explosão não era causada por causa de pressão mecânica. Conforme já explicamos, a explosão do dispositivo parecia ser causada por um problema de regulação de temperatura da própria bateria.

Mesmo com o recall do Note 7, os problemas da Samsung ainda não acabaram. Após relatos de que alguns aparelhos de substituição também estavam pegando fogo, a empresa teria recentemente suspendido a produção do dispositivo.