Uma pesquisa realizada em parceria pelo Google e a empresa Forrester Research revelou que o e-commerce deve se tornar ainda mais importante para o varejo brasileiro nos próximos anos. De acordo com os dados levantados, a participação das vendas digitais no varejo devem dobrar ao longo dos próximos 5 anos.

O levantamento estima que o e-commerce crescerá em média 12,4% por ano até 2021. Algumas categorias, como eletrodomésticos, roupas e livros, no entanto, devem crescer acima dessa porcentagem. Nos próximos 5 anos, o estudo também prevê que 27 milhões de brasileiros realizarão a sua primeira compra pela internet, o que também deve ajudar a fomentar esse mercado. 

A entrada desses novos consumidores elevará o número total de “e-shoppers” no Brasil para 67,4 milhões. Com a entrada deles e o amadurecimento do mercado, novas categorias de produtos, como alimentos e cosméticos, também devem assumir uma participação maior nesse setor.

Comércio móvel

publicidade

No total, 4500 brasileiros com idades entre 16 e 75 anos responderam a pesquisas entre os dias 14 e 22 de março. Os dados da pesquisa também ressaltaram a importância que o comércio móvel (compras feitas por meio de smartphones ou tablets) deverá ter no futuro.

De acordo com os dados, até o final de 2016,19% das vendas digitais deverão ocorrer em smartphones ou tablets; em 2021, a expectativa é que essa porcentagem salte para 41%. O estudo ainda ressalta que atualmente 30% dos internautas só acessam a internet por meio de dispositivos móveis, o que em parte explica a importância dessa modalidade de venda online.