A Nintendo revelou o Switch e, apesar de interessante, o vídeo gerou mais perguntas do que respostas. É um console híbrido, claro, mas exatamente como vai funcionar? A Nintendo decidiu ser mais clara em relação a pelo menos uma das dúvidas: quando acoplado no dock, o console ganha mais poder gráfico? A resposta é um não.

A empresa afirma que o dock serve apenas para carregar bateria e fazer o output de vídeo para a TV. Ele não adiciona nenhum poder de processamento ao tablet que possui uma GPU Nvidia Tegra que coloca o potencial gráfico do Switch acima do Xbox 360 e PS3, mas não chega a fazer frente aos novos consoles.

Sobre isso, uma teoria: é muito provável que, mesmo sem nenhum componente extra, o Switch ganhe desempenho quando acoplado ao dock. Isso porque, por se conectar a uma fonte de energia externa, o console deixa de ter a restrição de gerenciamento de energia que um portátil tem, precisando equilibrar desempenho e consumo de bateria.

Quando conectado ao dock ligado a uma tomada, o Switch poderia aproveitar seu potencial gráfico ao máximo, renderizando texturas de maior qualidade, aumentando taxa de quadros, resolução, etc. Quando usado no modo portátil, seria compreensível se ele ganhasse algumas restrições de desempenho que otimizariam o jogo para gastar menos bateria e permitisse jogar por mais tempo.

publicidade

No entanto, a Nintendo ainda não confirma nem desmente a teoria de que o dock permitiria um ganho de desempenho. A empresa apenas afirma que o dock por si só serve apenas para fornecimento de energia e output de vídeo para TV.