Todos deveriam usar um gerenciador de senhas. A ferramenta permite ter senhas longas e difíceis de serem quebradas únicas para cada serviço cadastrado, reduzindo significativamente problemas de segurança sem depender da memória, que muitas vezes falha. E agora há ainda menos desculpa para não usar um: o LastPass, um dos principais serviços do tipo agora oferece seus principais recursos de forma gratuita.

O aplicativo até agora limitava os usuários que não pagavam pelo serviço a armazenar suas senhas em apenas um dispositivo, o que não faz muito sentido no mundo atual, onde você usa suas contas em múltiplos computadores, no celular e no tablet. Agora ele faz essa sincronização das senhas sem limites de dispositivos, tornando o serviço gratuito muito mais útil.

publicidade

O serviço ainda não oferece todas as suas funcionalidades de forma grátis, no entanto, e ainda há uma camada premium, que custa US$ 1 por mês, cobrado de forma anual. Contudo, para a maior parte dos usuários, o serviço grátis é mais do que suficiente.

Como funciona o LastPass? O serviço, como tantos outros, armazena senhas, que podem ser únicas e exclusivas para cada cadastro online, em um “cofre digital” e o serviço preenche automaticamente o campo de senha de sites que já estejam registrados em sua conta. As suas senhas são guardadas na nuvem, permitindo que elas sejam aplicadas em todos os dispositivos que você usa.

publicidade

Sim, há questões de privacidade e segurança envolvidas na sincronização dos dados com a nuvem, mas esta é uma prática comum entre os bons gerenciadores de senha. Aí é questão de decidir o que é melhor para você: usar senhas fracas mas fáceis de lembrar, usar senhas fortes mas correr o risco de esquecê-las, ou então recorrer a um gerenciador que guarda suas senhas na nuvem e não depender da sua memória, mas não é tão seguro quanto guardar estas palavras-chave localmente.