A empresa ucraniana Limpid Armor apresentou recentemente um capacete equipado com os óculos de realidade mista HoloLens, da Microsoft. Desde a apresentação do produto, o governo ucraniano já demonstrou interesse em adquirir os capacetes para seus pilotos de tanques de guerra. 

O capacete recebeu o nome de Circular Review System (CRS, ou sistema de visão circular em tradução livre). Ele ajuda os pilotos de tanque com um dos maiores problemas que eles enfrentam: enxergar o que está fora do veículo. Pela sua própria natureza, os tanques são extremamente sólidos e sem buracos pelos quais é possível ver o que está acontecendo fora deles.

publicidade

Reprodução

Olhos de guerra

publicidade

Para resolver esse problema, os tanques atualmente se valem de uma série de câmeras instaladas em alguns pontos externos. Ainda assim, o acesso às imagens dessas câmeras pode ser difícil, especialmente em situações de combate. O CRS resolve esse problema transmitindo as imagens da câmera diretamente para os olhos do piloto, de maneira que os arredores do tanque estejam sempre visíveis para ele.

Essa não é a única vantagem do CRS. Ele também permite que o pilo veja imagens no esectro infravermelho e tenha acesso à visão térmica (que pode ser útil para detectar minas ou inimigos escondidos). Usando o CRS, o piloto também consegue marcar soldados aliados e inimigos para que eles fiquem visíveis mais facilmente, segundo o MS Power User. A imagem abaixo mostra mais recursos do aparelho:

publicidade

Reprodução

Interesse

publicidade

De acordo com o VR Scout, o governo ucraniano demonstrou interesse em oferecer o equipamento aos pilotos de seus tanques de guerra. Além disso, o governo também pretende criar versões diferentes do equipamento que possam ser usadas por profissionais como pilotos de aviões, de drones e de máquinas e veículos pesados de trabalho. 

Não é a primeira vez que um exército demonstra interesse na tecnologia de realidade mista da Microsoft. De acordo com a Bloomberg, o exército israelense comprou em agosto dois HoloLens diretamente da Microsoft para treinar seus soldados e melhorar suas opções estratégicas. 

Por enquanto, de acordo com a Limpid Armor, os CRS só foram testados em laboratórios e ambientes controlados, e ainda não foram utilizados em situações de combate. No entanto, como o Engadget aponta, a tensão gerada entre a Ucrânia e a Rússia por conta da anexação ilegal da Criméia por parte do governo russo pode fazer com que, em breve, infelizmente, esses equipamentos passem por seus primeiros testes.