Você já deve ter, em algum momento da sua vida, desejado que uma imagem estivesse em uma resolução maior, mas não havia muito o que pudesse ser feito. Qualquer tentativa de ampliar a foto só criaria pixels maiores, gerando uma distorção e perda de detalhes. Afinal de contas, a ampliação sem perda de qualidade só existe em CSI, correto?

Errado. O Google acabou de anunciar que está desenvolvendo uma tecnologia chamada RAISR (sigla para Super-Resolução Rápida e Precisa de Imagens), que usa técnicas de aprendizado de máquina e inteligência artificial para não deixar que os detalhes se percam com a ampliação digital de uma imagem.

As técnicas comuns de upsampling usam algoritmos simples que preenchem detalhes com base nos pixels mais próximos. Na prática, isso causa borrões na imagem, causando perda de informações visuais.

A imagem abaixo mostra um antes (esquerda) e depois (direita) de uma imagem ampliada. Perceba como a imagem ficou borrada.

publicidade

Reprodução

No entanto, o RAISR é uma inteligência artificial treinada com 10 mil pares de imagens, sendo que cada par é formado por uma foto de baixa qualidade e outra em alta. Assim, as máquinas se tornam capazes de aprender padrões de ampliação que permitem replicar a técnica com filtros em outras imagens. Isso faz com que os detalhes sejam mais preservados do que normalmente seriam com técnicas simples de ampliação.

As imagens mostram o processo de aplicação de filtros usados no RAISR:

Reprodução

A ideia do Google é que a ferramenta possa ser usada para melhorar fotos feitas com câmeras de baixa resolução ou como forma de melhorar o zoom digital de câmeras de celular, que normalmente só servem para estragar as fotos. Isso também permitiria poupar dados móveis, permitindo que as imagens sejam transmitidas em resolução menor e ampliadas pelo dispositivo que recebe a foto.