Não importa se você gosta ou não do iPhone, mas o fato é que ele mudou o mercado de celulares para sempre. Será que teríamos o smartphone de hoje se a Apple não tivesse lançado o aparelho em 2007? A revolução da tecnologia móvel teria mudado o mundo como mudou? Curiosamente, por muito pouco nós não vivemos neste mundo teórico sem iPhone.

A revelação veio de Jony Ive, chefe de design da Apple, responsável por projetar basicamente todos os grandes produtos da empresa nos últimos anos. Em entrevista publicada nesta terça-feira pelo site Dazed, ele afirmou que por um triz o iPhone não foi cancelado por parecer inviável.

“Houve muitos estágios nos quais estávamos trabalhando no celular em que resolver problemas não era inevitável, e nós realmente tínhamos preocupações de que aquilo não era viável e que não iria funcionar”, afirmou Ive. Ele cita que o iPhone se tornou grande e influente, mas nasceu a partir de uma ideia muito frágil.

De acordo com o designer, este é um problema razoavelmente comum no desenvolvimento de novos produtos da Apple, em que a companhia chega a prototipar um novo aparelho, mas não segue em frente porque parte da tecnologia ainda não está totalmente pronta para levar aquilo ao mercado.

publicidade

“Nós colocamos a ideia de lado, sabendo que, em algum ponto, poderemos voltar a trabalhar nelas novamente. Não é uma questão de estar certo, é apenas questão de quando está certo”, afirmou.

Via CNET e Dazed