Na hora de escolher o smartphone ou PC ideal, é necessário prestar atenção em uma série de itens e especificações, incluindo o processador, uma das partes mais importantes do dispositivo. Mas, afinal de contas, para que ele serve? Do que ele é feito? Como escolher o melhor? Respondemos a essas e outras perguntas para ajudar na hora da compra. Confira:
 
O processador, ou CPU – Unidade Central de Processamento – é o cérebro da máquina. Ele é capaz de ler os programas ou aplicativos, executar operações e comandos e respondê-los em uma velocidade bem rápida.
 
Do que são feitos?
 
Os processadores são circuitos integrados fabricados em pastilhas de silício e contam com transistores – peças que ampliam e interrompem sinais elétricos – em miniatura, usados para criar portas lógicas que se combinam e para se transformarem nas partes do processador.
 
Velocidade
 
A velocidade do processador é medida pela unidade de frequência Megahertz. Ela é a função direta da frequência de operação (clocks) e quanto mais MHz, mais rápido é o processador. Existem também modelos com mais de um núcleo, o que significa que há diversos grupos de processadores em uma única peça. Assim, quanto mais núcleos, mais velocidade e consequentemente mais tarefas a serem executadas ao mesmo tempo.
 
Mas lembre-se: o número de núcleos sozinho não é o suficiente para determinar a excelência do processador. É a soma de fatores que determina o bom desempenho.
 
Um processador tem vida útil?

Não. O que pode acontecer é um modelo ficar antigo e consumir mais energia em relação aos mais modernos. Outro caso comum é o de overclock, quando o processador esquenta demais e queima devido ao uso indevido.
 
Como escolher?

Algumas dicas podem ajudar na hora de escolher um bom modelo de processador:
  • Confira se o modelo é top de linha ou antigo. É provável que os modelos mais recentes tenham poder de processamento maior e consumam menos energia
  • Confira se a arquitetura é de 32 ou 64 bits
  • Saiba quantos núcleos o processador possui. Tradicionalmente, quanto mais, melhor

Via UOL Tecnologia