O Twitter lançou uma funcionalidade que permite seguir e ser seguido na rede social de uma maneira mais fácil: através de QR Code.

A tecnologia já é utilizada pelo Snapchat para adicionar pessoas sem que o usuário precise fazer buscas; basta scanear o código para entrar no perfil de alguém. No microblog o QR Code funciona da mesma forma.

Para criar o código, é preciso acessar as configurações do perfil no aplicativo para Android ou iOS e selecionar a opção Código QR, depois é só compartilhar a imagem com os outros usuários ou redes sociais. Já para escanear o QR Code de outra pessoa, basta tocar em “Scanner de QR Code”.

Reprodução

publicidade

Presumivelmente, o Twitter espera que esta nova funcionalidade leve a um aumento do número de usuários. A empresa tem lutado para se manter no mercado, com serviços como Snapchat, Instagram e Facebook atingindo altos níveis de crescimento, ao mesmo tempo em que tenta aumentar sua rentabilidade.

No entanto, parece improvável que o lançamento de códigos QR melhore drasticamente os números de crescimento do Twitter. A razão pela qual eles funcionam tão bem para o Snapchat é porque é mais difícil procurar um usuário pelo nome cadastrado no aplicativo do que scanear o código. O Twitter, por sua vez, já suporta recursos relativamente avançados de descoberta de usuários.