A Black Friday não é apenas um período vantajoso para quem está querendo comprar algo para o Natal: é também uma época muito favorável para os cibercriminosos. Isso porque como as pessoas esperam ver descontos imensos em produtos caros, acabam se deixando enganar por “ofertas” que simplesmente não fariam sentido em outras épocas do ano.

E, de acordo com o Catraca Livre, o iPhone é uma das principais iscas usadas pelos cibercriminosos com esse propósito. No ano passado, um link falso para a loja Americanas.com mostrava uma oferta de iPhone 6 Plus de R$ 3.899,99 por R$ 1.567,93 (60% de desconto). Um print da falsa oferta pode ser visto abaixo:

Reprodução

No entanto, como seria de se esperar de um desconto tão grande, tratava-se de um golpe. O site, idêntico ao das lojas Americanas, pedia que o usuário informasse uma série de dados pessoais, como CPF e endereço, para depois gerar um boleto. Boleto, aliás, era a única forma de pagamento disponível, o que já poderia levantar algumas suspeitas – em geral, sites oferecem pagamento no cartão com muito mais frequência que no boleto.

publicidade

Em todo caso, por tratar-se de um golpe, a vítima nunca recebia o produto. É bastante provável, no entanto, que o golpe se repita neste ano, trocando apenas o iPhone 6 Plus pelo iPhone 7 Plus, o dispositivo mais recente lançado pela Apple.

Proteja-se

Sempre é bom tomar cuidado durante a época da Black Friday. Golpes não são a única maneira pela qual você pode ser enganado: há ainda sites extremamente mal avaliados, que não cumprem prazos de entrega, e sites que aumentam o preço poucos dias antes para parecer que estão oferecendo um desconto maior.

O Olhar Digital possui uma série de informações para ajudar os compradores a se proteger nesta época: uma lista de sites para se evitar, uma pesquisa que mostra o melhor horário para comprar na data, uma lista de sites que podem ajudar a evitar ofertas mentirosas e um guia com dicas para ajudar a aproveitar melhor o período de ofertas.