A margem de lucro da Apple com os iPhones vem causando preocupação aos analistas de mercado, de acordo com a empresa Bernstein Research. Entre 2009 e este ano, a parcela do valor de cada iPhone que volta à Apple na forma de lucro caiu de 57,5% para 40,8%, e espera-se que ela caia ainda mais nos próximos anos.

Segundo o Business Insider, ao menos quatro equipes de analistas de mercado avisaram investidores de que essa margem vem despencando com o tempo. Essa informação é particularmente relevante para investidores, já que o retorno que eles têm ao investir na empresa depende diretamente dos lucros dela. O gráfico abaixo mostra a queda da margem de lucro da Apple com iPhones desde 2009:

publicidade

Reprodução

Vale notar, porém, que isso não significa que a Apple esteja perdendo dinheiro com os iPhones – nem de longe. Embora a venda dos dispositivos tenha diminuído pela primeira vez em 2016, a empresa vendeu seu bilionésimo iPhone neste ano. E o primeiro trimestre de 2016 da Apple foi o mais lucrativo de qualquer empresa na história – e mesmo assim ficou abaixo das expectativas.

publicidade

O iPhone mais caro da história

Se a Apple é atualmente uma das empresas mais valiosas do mundo, isso é em grande parte por causa do iPhone, que representa mais da metade de todo o faturamento da empresa. Isso também é, em grande parte, por causa do valor de suas ações – que é elevado também porque os investidores sabem que a empresa é imensamente lucrativa e estão dispostos a pagar caro por seus papéis.

publicidade

Uma queda na margem de lucro dos iPhones, num contexto em que as vendas do dispositivo não param de cair, ameaça diretamente esses dois pilares: o faturamento da empresa e o preço de suas ações. Por esse motivo, a Apple pode ter que aumentar o preço dos próximos iPhones para manter a sua margem de lucro elevada.

Isso tudo se soma ao fato de que o próximo iPhone pode ser ainda mais caro de se produzir. Segundo os rumores mais recentes, o novo dispositivo pode ser feito de vidro e ter tela curva, além de recursos como carregamento sem fio. A produção dos displays do novo aparelho até mesmo ameaçou levar os fornecedores da empresa à falência.

publicidade

Sendo mais caro de produzir – e dada a necessidade da empresa de aumentar sua margem de lucro – ele pode ser o iPhone mais caro já lançado. Outro fator a ser levado em consideração é a eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA. Uma das promessas de Trump em sua campanha era obrigar a Apple a fabricar iPhones nos Estados Unidos, e isso poderia dobrar o preço dos dispositivos.