EnglishPortugueseSpanish
publicidade

De acordo com um estudo da Universidade de Utah, jogos de azar e religião possuem os mesmos efeitos no cérebro de uma pessoa. Além disso, ações como se apaixonar e ganhar um prêmio ativam as mesmas áreas cerebrais, seguindo o relatado pela pesquisa.

Os cientistas estudaram exames de alguns devotos em período de oração, leitura de escrituras e sermões para evocar sentimentos espirituais e encontraram uma ativação na região do cérebro associada à recompensa e ao prazer. As regiões que lidam com foco e percepção de importância também foram ativadas durante o estudo.

publicidade

O resultado obtido pelos pesquisadores cria indícios de que os mecanismos de recompensas ativados com a religião explicam casos de apego a líderes religiosos, uma vez que ela pode se tornar um prazer. Crenças completamente diferentes, como seguidores do luteranismo e do ISIS, resultam na mesma experiência cerebral.

Jeffrey S. Anderson, um dos responsáveis pela pesquisa, disse ainda que as pessoas que encontram prazer em imagens patrióticas, na natureza, na contemplação de ideias científicas e em jogos têm sensações semelhantes às das pessoas que se envolvem uma religião.

Via Engadget

publicidade