Apesar de ser uma rede social simples, o Instagram também possui seus truques. Se seu perfil está um pouco parado, confira algumas dicas para movimentá-lo e se tornar um especialista:

1. Compartilhamento

Por padrão, sua conta é pública, o que significa que qualquer pessoa vai conseguir seguir você e ver o que você posta. Se não quiser que isso aconteça, dá para tornar sua conta privada.

Na hora de enviar fotos, é possível ainda enviar Directs, que são mensagens privadas. Elas podem ser enviadas para grupos de até 15 pessoas e, caso o usuário deseje, dá para fazer com que desapareçam depois de visualizadas.

publicidade

(Courtesy of Instagram)

A terceira opção é o Instagram Stories, modo de visualização de imagens e vídeos que dura apenas um dia, mas que é compartilhado com todos os seguidores do usuário.

2. Localização

Se desejar compartilhar a localização ao publicar uma foto, basta escolher um dos locais listados na tela ao selecionar a imagem. Se o local onde você se encontra não estiver listado, é só clicar em “Adicionar local” e inserir a informação. É possível editá-la depois e até removê-la.

O Instagram também permite desativar o recurso por padrão, ocultando a localização. Para isso, basta ir até as configurações de privacidade em seu celular e desativar os serviços de localização.

3. Bloqueio

É possível ocultar suas postagens no Instagram Stories de determinados usuários ou limitar que apenas as pessoas que você segue possam segui-lo de volta. Para isso, vá até as configurações do aplicativo.

4. Gerencie mais de uma conta

Se precisar cuidar de mais de uma conta no aplicativo no mesmo celular, basta clicar em “Adicionar conta” e fazer o login com usuário e senha. Você receberá notificações de ambos os perfis. Mas fique atento: é bom sempre saber quem é quem para não postar fotos na conta errada.

5. Personalize

É possível ser notificado cada vez que alguém especial fizer uma nova postagem. No perfil desejado, basta clicar nos três pontos e selecionar a opção “Ativar notificações de publicação”.

Existem outras opções de personalização para a sua própria conta. É possível ocultar filtros que você nunca usa. No perfil, dá também para ver todas as publicações que você já curtiu.

6. Economize espaço

Por padrão, o Instagram salva cópias das imagens publicadas na rede social. Para evitar que isso aconteça, vá até as configurações e desative a opção de salvamento automático, o que vai ajudar a economizar um bom espaço no smartphone, caso você seja um usuário ativo na rede social.

7. Tire fotos melhores

Prefira usar a câmera do celular no lugar da câmera do aplicativo e, se possível, opte por opções com grades na tela para garantir o alinhamento da imagem. Não tenha medo de usar os recursos de edição do Instagram, como contraste, nitidez e saturação. Eles podem ajudar a aprimorar a foto e deixá-la com cara de profissional.

O fotógrafo Brian Mangin dá outra dica: se não conseguir a iluminação ideal ou cores muito boas, opte pela foto em preto e branco.

Via Washington Post