Más notícias para quem tem um e-mail do Yahoo ou usou os serviços da empresa em algum momento dos últimos quatro anos. A empresa anunciou que 1 bilhão de contas foram hackeadas em um ataque em 2014, revelando o maior vazamento da empresa e um dos maiores da história.

Recentemente, o Yahoo havia anunciado que 500 milhões de usuários haviam sido afetados com um vazamento também em 2014. A descoberta de hoje se trata de um novo ataque, significativamente mais severo, já que vai além dos nomes de usuário e senhas, mas também envolve informações mais sensíveis, como as perguntas de segurança.

Para tentar remediar o problema, a empresa decidiu fazer o reset das senhas de todos os usuários afetados, além de fazer com que essas pessoas cadastrem novas perguntas de segurança. Fica a dúvida se as medidas terão alguma eficácia, já que o hack aconteceu há dois anos e provavelmente o estrago que poderia acontecer já aconteceu.

O problema de um ataque dessa magnitude é que ele nunca se restringe ao Yahoo. Afinal de contas, uma vez que um hacker tem acesso a uma conta de e-mail, ele pode ver todas os serviços cadastrados naquele endereço. Muitas pessoas repetem senhas, então basta usar a mesma combinação de e-mail e senha nos serviços registrados naquele endereço para ganhar acesso. Imagine se alguém repetiu a senha em sua conta do PayPal, por exemplo.

publicidade

O Yahoo passa por um processo após acordo para ser adquirido por US$ 4,8 bilhões pela operadora americana Verizon. Contudo, a empresa já havia anunciado que procuraria rever os termos da fusão após a revelação de que 500 milhões de contas foram hackeadas. Resta saber se a nova informação de 1 bilhão de usuários vitimados afetará ainda mais o negócio.

Via New York Times