“Minha previsão é de que as crianças nascidas a partir de 2017 nunca vão dirigir um carro”. A aposta é de Henrik Christensen, diretor da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos. Para ele, daqui a 15 anos, no máximo, os veículos autônomos serão algo bastante comum. “Todas as empresas automotivas – Daimler, GM, Ford – estão dizendo que dentro de cinco anos terão carros autônomos sem motorista nas estradas”, reforça Christensen.

A estimativa, no entanto, não convence especialistas. De acordo com pesquisas realizadas recentemente, até 2035 devem rodar pelo mundo apenas 21 milhões de carros que dirigem sozinhos. Gill Pratt, Instituto de Pesquisas da Toyota, afirmou nesta semana, na CES, que “nenhum de nós, no setor automobilístico ou de tecnologia, está perto de alcançar a autonomia completa dos carros. Não estamos nem perto”, declara.

publicidade

O especialista explica que é possível que serviços como o Uber e o Lyft, aliados a um aumento nas qualidades do transporte público nas cidades e aos avanços no setor automobilístico contribuam, sim, para que um jovem não precise pegar no volante nunca.

Via Quartz

publicidade