O HDMI Forum, um grupo da indústria audiovisual responsável pelo padrão HDMI de transmissão de dados, divulgou nesta semana detalhes sobre a nova versão de seus cabos. Segundo o fórum, os cabos HDMI 2.1 serão capazes de transmitir imagens em resolução 8K a 60 quadros por segundo, ou em resoluções ainda maiores, com taxa de quadro menor.

Para isso, os cabos serão capazes de transmitir até 48 gigabits por segundo de informações. Trata-se de quase o triplo da capacidade dos cabos anteriores, que podiam transmitir “apenas” 18 Gbps. Os novos cabos serão retrocompatíveis com os cabos atuais, o que significa que eles funcionarão também com dispositivos mais antigos.

publicidade

Reprodução

Além das resoluções absurdas, os cabos HDMI 2.1 também serão capazes de transmitir cores em HDR e áudio eARC com base em objetos. Isso significa que ele será compatível com sistemas que detectam a posição das caixas de som em um ambiente e ajustam o áudio de acordo, segundo o ArsTechnica. O HDMI Forum anunciou que pretende começar a disponibilizar os novos cabos entre abril e junho de 2017.

publicidade

Pixels do futuro

Gamers que se preocupam em obter o máximo possível de detalhes de suas imagens também se beneficiarão do novo padrão. Isso porque ele disponibilizará um recurso de sincronização que permite que “uma placa de vídeo mostre a iamgem no momento em que ela é renderizada”. Isso deve aliviar problemas como atraso nos inputs ou artefatos na tela de jogadores mais detalhistas.

publicidade

Considerando que uma tela de resolução 8K tem cerca de 33 milhões de pixels, e que os cabos suportam 8K a 60 quadros por segundo, isso significa que eles são capazes de transmitir mais de 2 bilhões de pixels por segundo. E isso sem contar os dados de áudio que tambem viajam pelo cabo.

Como o The Verge lembra, porém, ainda deve levar bastante tempo até que as capacidades dos cabos HDMI 2.1 tenham oportunidade de ser testadas. Por enquanto, ainda é bastante raro encontrar filmes, vídeos e séries em 4K, e a resolução 8K ainda existe majoritariamente na forma de testes de transmissão ou protótipos de empresas.

publicidade