Nesta segunda-feira, 9, o iPhone completa 10 anos de sua primeira aparição pública. Nesse mesmo dia, em 2007, Steve Jobs subiu ao palco da Macworld Expo para apresentar o que ele dizia ser mais uma revolução no mercado de produtos eletrônicos.

Nessa não tão longa história que inclui bem mais do que 10 versões, o iPhone guarda alguns segredos que nem todos os fãs da marca conhecem. Confira abaixo algumas dessas curiosidades:

1 – O iPhone “original”

Como toda empresa de tecnologia, a Apple também usou um codinome para esconder o desenvolvimento do primeiro iPhone de bisbilhoteiros. Internamente, o dispositivo era chamado de Project Purple 2. O “Purple 1” foi a primeira tentativa da Apple de lançar um telefone, em 2002, mas o projeto acabou suspenso por motivos desconhecidos.

publicidade

2 – O iPhone 3G

Nem todos sabem, mas o primeiro iPhone a ser lançado oficialmente em terras brasileiras foi o iPhone 3GS. A primeira geração passou longe do Brasil, mas a segunda chegou por aqui em 26 de setembro de 2008. O celular era vendido apenas pela Vivo e pela Claro, e custava entre R$ 899 (versão pós-paga da Vivo, com 8GB de memória interna) e R$ 2.599 (versão pré-paga da Claro, com 16GB).

3 – O iPhone 3GS

A terceira versão do iPhone foi também a primeira a repetir o nome da geração anterior adicionando apenas uma letra “S” à marca. O iPhone 3GS chegou ao mercado em 2009 e, segundo Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, o “S” está ali representando “speed”, que significa “velocidade”. Ou seja, o 3GS era uma versão mais rápida do iPhone 3G. Desde então, cada upgrade de geração vem com a letra S marcando a mudança (iPhone 6 para o 6s, por exemplo).

4 – O iPhone 4

O ano de 2010 marcou a chegada da quarta geração do iPhone: o iPhone 4. Entre as novidades dessa versão estava um reforço no vidro que compõe a tela do aparelho. Segundo a Apple, o material era o mesmo usado em janelas de helicópteros. Curiosamente, porém, a empresa chegou a ser vítima de um processo coletivo pela suposta fragilidade dessa tela.

5 – O iPhone 5

O iPhone 5 foi o primeiro celular da Apple lançado sob o comando de Tim Cook, embora Steve Jobs tivesse trabalhado no design dele enquanto ainda era vivo. Na época do lançamento do iPhone 5, em setembro de 2012, a Apple vendia-o como “a maior coisa a acontecer com os iPhones desde o iPhone”.

6 – O iPhone 6

Os iPhones 6 e 6 Plus foram os primeiros modelos em muito tempo a mexer no tamanho da tela dos iPhones. Se nos dispositivos anteriores as telas tinham quase sempre quatro polegadas, o iPhone 6 tinha uma tela de 4,7 polegadas; o 6 Plus, por sua vez, trazia uma tela de 5,5 polegadas. Foi uma maneira de a Apple apostar na tendência de celulares maiores, mas manter suas opções abertas caso a moda não pegasse. Não foi só a tela que aumentou: eles também foram os primeiros iPhones a ter opções de 128GB de armazenamento.

7 – O iPhone 6s

Mantendo a tendência de lançar iPhones em dois tamanhos diferentes, a Apple lançou em setembro de 2015 os iPhones 6s e 6s Plus. Eles foram os primeiros iPhones que não tiveram qualquer contribuição de Steve Jobs, o cofundador e ex-presidente da empresa, que morreu em 2011.

8 – O iPhone SE

Em março de 2016, a Apple resolveu voltar ao formato de quatro polegadas com o iPhone SE. Segundo Phil Schiller, o vice-presidente de marketing da Apple, a sigla significa “Special Edition” (edição especial), o que faz sentido, porque de certa maneira o retorno ao formato menor é um caso “especial” para a Apple. A medida pode ter sido pensada pela empresa como uma tentativa de “dar uma forcinha” às vendas de iPhone lançando um dispositivo menor e mais barato que usuários de iPhones 5s e anteriores poderiam comprar como uma ótima atualização a seus aparelhos.

9 – O iPhone 7

Os últimos iPhones que a Apple lançou, em setembro de 2016, foram o iPhone 7 e o 7 Plus. Além das tradicionais melhorias de performance, eles também acabaram com um dos principais problemas dos iPhones: a falta de espaço. Eles foram lançados em versões de 32GB, 128GB e 256GB, acabando de vez com os smartphones de 16GB da Apple. Àquela altura, a Apple era a única empresa a lançar celulares com memória não-expansível de 16GB, então a mudança foi muito bem-vinda. Os iPhones 6, 6 Plus, 6s e 6s Plus também se beneficiaram da mudança, já que eles começaram a ser vendidos em tamanhos de 32GB, 64GB e 128GB.

10 – Bônus: o relógio dos iPhones

Em toda peça de marketing, imagem promocional, foto de divulgação ou comercial, o iPhone (não importa sua versão) sempre aparece exibindo o mesmo horário: 9h41. Não é coincidência e nem um número jogado aleatoriamente. Segundo Scott Forstall, um dos chefes da equipe que desenvolve o iOS, todas as apresentações de novos produtos da Apple são organizadas para começar às 9h (horácio local) e para que o produto seja mostrado pela primeira vez sempre 40 minutos depois. “Quando a grande imagem do produto aparece na tela, queremos que o horário seja próximo ao horário real nos relógios do público”, explica o executivo.