Dispositivos de armazenamento de dados tem suas diferenciações. Alguns são mais rápidos, mas mais caros; outros compensam o fato de serem mais lentos com um custo mais acessível. Na hora de decidir onde armazenar os dados de sua empresa, é importante conhecer essas diferenças.

Mas e se um sistema fosse capaz de selecionar quais dos seus dados deveriam ficar em cada unidade de armazenamento, a fim de lhe oferecer mais performance e espaço? Essa é a ideia do SDS, ou “software-defined storage” (armazenamento gerenciado por software) transformando o ambiente tradicionalmente conhecido.

publicidade

Oferecidos tanto como uma funcionalidade dentro do armazenamento quanto como uma solução de software, eles permitem que as empresas explorem ao máximo o potencial de seus dados. Isso é possível graças à virtualização do armazenamento. Recursos de diversos dispositivos de armazenamento são unidos em uma solução central de gerenciamento simplificando a gestão e agilizando processos como backup e recuperação.

Cada dado em seu devido lugar

publicidade

As soluções desse tipo analisam os usos de seus dados para saber onde alocar cada um da maneira mais adequada. Um dado que precisa ser carregado várias vezes, por exemplo, pode ser transferido para um dispositivo de memória Flash, que é mais rápida.

Por outro lado, dados de uso menos frequente poderão ser transferidos para a parte menos responsiva do seu sistema de armazenamento. Como eles precisam ser acessados com menos frequência, o fato de eles não estarem disponíveis com tanta prontidão não causará tanto incômodo.

publicidade

Mudanças desse tipo podem parecer pequenas, mas são profundamente impactantes, podendo aumentar em até duas vezes a eficiência de uso de espaço das memórias, por exemplo. E isso é só o começo: também podem aumentar em até cinco vezes a quantidade de dados que você pode armazenar no mesmo espaço e, com apenas 5% de armazenamento Flash, triplicar o desempenho dos seus dados.

Mais eficiência, mais segurança

publicidade

Agilidade e eficiência no manejo dos dados não são as únicas vantagens que os sistemas desse tipo trazem. Ter um software otimizando o uso de seus dados também permite que a empresa criptografe dados que já possui, tratando-se de uma alternativa à necessidade de realizar novas contratações de armazenamento com criptografia. E o melhor: com estabilidade na operação e economia dos custos. Desta forma, ficam claras as vantagens para empresas e serviços que exigem velocidade, eficiência e segurança no gerenciamento de suas informações.