Nesta semana, um vídeo que mostra duas versões de um sistema operacional rodando em protótipos do iOS chamou bastante atenção na internet. Até hoje, imaginava-se que havia apenas duas versões disponíveis no projeto de desenvolvimento do sistema operacional do smartphone. Tony Fadell, responsável por uma das equipes, conta uma história diferente. 

publicidade

“Havia provavelmente 16 conceitos diferentes. Era um conjunto concorrente de ideias, e não de equipes, e estávamos todos trabalhando nisso”, afirma.

Fadell explica que, inicialmente, os sistemas exibidos no vídeos – um baseado no que exisitia no iPod e um parecido com o iOS que conhecemos atualmente – rodavam em Macs, e não em iPhones. “Alguém portou os sistemas para iPhones reais, apenas por diversão. Não houve demonstrações de hardware”, declara.

publicidade

Jobs

No começo, a ideia de Steve Jobs era construir um dispositivo com a click wheel, algo icônico nos iPods. O projeto, no entanto, não deu certo. “Não dava para discar um número. Todo o resto funcionava, mas essa parte era muito complicada”, diz Fadell. O modelo seria parecido com um smartphone da Nokia disponível no mercado na época.

publicidade

The Nokia 3650. This was not a good idea.

“Nós dizíamos: ‘Steve, nós não queremos perder tempo com isso’. E Steve dizia: ‘Não, eu quero que vocês façam isso, vão e façam. Vocês têm que tentar’. Nós tentamos de tudo, até tentamos colocar pequenos botões na click wheel para que as pessoas conseguissem discar, mas não funcionou. Dizíamos: ‘Steve, desista, isso vai ser muito difícil, não vai dar certo, é uma perda de tempo’. Mas tínhamos que estar sempre prontos, porque era o que ele queria. Foi a mesma coisa com o teclado de hardware. No final, Steve disse: ‘Vamos fazer esse teclado funcionar na tela'”, conta.

publicidade

Via The Verge