Depois de muita especulação e mistério, o “Game Mode” do Windows 10 é oficial, e começa a ser distribuído nesta semana aos usuários cadastrados no programa Insider da Microsoft. A empresa aproveitou o lançamento para detalhar um pouco mais como será o funcionamento do recurso.

O novo modo do Windows 10 tem como objetivo priorizar os recursos de CPU e GPU para o jogo, retirando poder computacional de tarefas secundárias. Assim, a meta é permitir que todos os games atinjam uma melhor taxa de quadros, melhorando a experiência de jogar no PC.

Uma preocupação dos usuários quando foi apresentado o “modo jogo” do Windows 10 é que ele só funcionaria com games distribuídos pela Windows Store, mas a Microsoft informa que não será o caso. O recurso também será compatível com os jogos desenvolvidos em win32 (aqueles que são distribuídos pelo Steam e lojas similares).

publicidade

Para ativar, o usuário precisará pressionar a tecla Windows+G, que abre uma barra com uma série de atalhos para fazer capturas de imagens, vídeos e transmissão ao vivo pelo Beam (serviço concorrente do Twitch da Microsoft) e outros recursos. Ao abrir esta barra, é possível entrar num painel de configurações e marcar a opção de ligar o modo jogo. Alguns jogos poderão ativar o recurso automaticamente, mas a maioria não terá esta capacidade inicialmente.

Apesar de a Microsoft detalhar como ativar o recurso, a empresa ainda não entrou em detalhes sobre exatamente o que o modo faz com o sistema. Não sabemos ainda o que ele desliga para priorizar o jogo, mas saber como interagir com o recurso já é um bom começo.

A novidade estará disponível nesta semana para usuários cadastrados no programa Insider do Windows 10, que testam novos recursos antes de eles estarem prontos para distribuição para todos. O modo será parte do Creators Update, que está marcado para ser liberado “no início de 2017”, sem data definida.