A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou na última terça-feira, 24, a lista dos indicados à sua tradicional premiação do Oscar deste ano. Ao todo, 62 títulos foram citados em uma ou mais categorias, e 79,03% deles já vazaram na web.

Consultamos cada um dos títulos listados pela própria Academia no anúncio oficial e os cruzamos com a base de dados do The Pirate Bay, um dos sites de torrents mais populares da web. Dos 62 filmes pesquisados, apenas 13 não foram encontrados na plataforma.

publicidade

Dos outros 49 filmes que já vazaram na web, 55,10% estão em alta resolução – ou seja, são arquivos de mídia copiados de Blu-ray, da web ou de DVDs. Outros 38,77% são cópias de material de distribuição – isto é, discos enviados dos estúdios aos cinemas para que sejam reproduzidos na tela grande.

Geralmente, essas cópias são cortes não-finalizados e diferentes da versão que de fato chega ao público. Alguns também vêm com a marca d’água do estúdio responsável, como Warner Bros. ou Universal, por exemplo. Apenas 6,12% do total de filmes vazados são de pessoas que filmaram a tela do cinema dentro da sala.

publicidade

Há ainda o caso de três dos 62 títulos que, embora estejam disponíveis para download no Pirate Bay, também estão em plataformas de streaming como a Netflix. São eles “A 13ª Emenda” (indicado a Melhor Documentário), “Extremis” e “Os Capacetes Brancos” (indicados a Melhor Documentário em Curta-Metragem).

O levantamento foi feito com base na lista oficial divulgada pela Academia, incluindo todas as categorias, mesmo que o filme não tenha sido indicado diretamente. Por exemplo: o filme “Loving” entra na conta porque sua atriz principal, Ruth Negga, foi indicada na categoria Melhor Atriz, mesmo que o longa em si não tenha sido nomeado.