O governo brasileiro divulgou nesta terça-feira, 14, o calendário oficial de saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) – que você pode conferir aqui. Contudo, um golpe que circula na internet desde o começo do ano pode aproveitar o momento para fazer mais vítimas.

Um falso e-mail encaminhado a usuários desavisados promete entregar o cronograma do saque em um arquivo malicioso anexado. O golpe usa o método de hacking conhecido como “phishing”, que rouba dados sensíveis do destinatário.

“Os cibercriminosos aproveitam temas de grande interesse do público para aplicar golpes que atuam de maneira massiva, uma vez que os usuários, na ânsia de obter informações sobre o tema, não verificam o remetente, links e arquivos para downloads contidos na mensagem”, explica Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil.

Com o título “Cronograma para saque do FGTS disponível”, a mensagem traz informações sobre como o usuário deve proceder para sacar o valor. O e-mail traz um anexo malicioso que, ao ser aberto, inicia uma série de downloads e executa um código tipo Banker, que cria falsas telas quando o usuário acessa a conta bancária e rouba os dados.

publicidade

Proteja-se

Verifique quem mandou o e-mail. Se a mensagem parecer não estar direcionada a ninguém especifico ou foi enviada como cópia oculta, é provável que ela pretenda atingir uma grande quantidade de pessoas.

E tome cuidado com os anexos. Não abra arquivos de origem desconhecida. Se o assunto for de interesse público, redobre a atencão e verifique o remetente. Para conferir o calendário oficial do saque do FGTS, pesquise na web por fontes confiáveis, como o Portal Brasil.

O calendário oficial, anunciado pelo presidente da República, Michel Temer, começa a liberar os saques em 10 de março. Mais de 30 milhões de brasileiros terão direito ao benefício.

Confira o cronograma oficial:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: sacam a partir de 10 de março
  • Nascidos em março, abril e maio: sacam a partir de 10 de abril
  • Nascidos em junho, julho e agosto: sacam a partir de 12 de maio
  • Nascidos em setembro, outubro e novembro: sacam a partir de 16 de junho
  • Nascidos em dezembro: sacam a partir de 14 de julho