Um novo golpe no WhatsApp fez mais de 300 mil vítimas em apenas dois dias, de acordo com um levantamento realizado pela empresa de segurança digital Kaspersky. O ataque oferece aos usuários do serviço de mensagens um bônus de R$ 15 em créditos caso eles se cadastrem em um link que está sendo divulgado por internautas no app. No entanto, tudo não passa de um esquema.

Ao clicar na mensagem recebida, o usuário é redirecionado para um site que tenta se passar pelo aplicativo e solicita o compartilhamento do link em todas conversas e grupos do WhatsApp. Ao fazer isso, o usuário é então redirecionado novamente, mas dessa vez para links falsos que pedem a atualização de algum aplicativo para receberem o bônus (em geral o Facebook).

publicidade

Reprodução

O problema é que quando o usuário “atualiza” os aplicativos, ele na verdade inicia o download e a instalação de outros apps e de malwares. Esses programas têm objetivos simples: roubar os créditos dos usuários e conseguir acesso a dados pessoais armazenados no telefone. Pode ser que o número seja cadastrado em serviços de mensagens pagas também.

publicidade

Para piorar, mesmo que a vítima não realize o download dos apps, ela já compartilhou o golpe no WhatsApp. Com isso, ela facilita, sem saber o trabalho dos criminosos.

Caí no golpe, e agora?

publicidade

Caso você tenha sido vítima deste ou de algum golpe no WhatsApp, não é preciso se desesperar. Tudo o que você precisa fazer é alertar seus contatos, cancelar os serviços em que foi cadastrado e atualizar o software móvel de proteção. Saiba mais.