Receber uma mensagem avisando que o seu plano de dados está acabando pode ser bem desesperador. Com a pequena disponibilidade de redes Wi-Fi abertas, os planos de dados móveis acabam sendo essenciais para nossa comunicação do dia a dia, como o uso do WhatsApp e do Messenger. Por isso, é importante ter sempre acesso a essas redes.

Infelizmente, porém, alguns aplicativos e serviços dos smartphones Android acabam gastando mais dados do que deveriam. Mas há algumas medidas simples que você pode tomar para evitar ficar “sem internet” num momento muito inconveniente.

Abaixo, listamos seis dicas para reduzir o consumo de dados no seu smartphone Android. Confira:

1. Ative a economia de dados do Chrome

publicidade

Reprodução

O navegador Chrome para smartphones tem um recurso de economia de dados que pode ajudar muito quem tem o hábito de passar muito tempo na internet pelo celular. Para ativá-lo, abra o Chrome, clique no ícone de menu (as três bolinhas no canto superior direito do app), vá em “Configurações”, depois em “Economia de dados” e então ative-o. 

2. Diminua a qualidade do áudio dos serviços de streaming de música

Mesmo que você não queira abrir mão de ouvir música por streaming no celular, saiba que é possível gastar menos dados enquanto faz isso. Todos os grandes serviços de streaming de música (Spotify, Apple Music, Google Play Music, Deezer, etc.) têm um recurso que permite alterar a qualidade do áudio durante a audição por redes móveis. Ouvir música com uma qualidade menor pode não ser tão legal, mas ajuda a economizar dados. No Google Play Music, por exemplo (que é o padrão do Android), basta abrir o app, ir no ícone de menu (três linhas horizontais no canto superior esquerdo), ir em “Configurações” e então em “Qualidade em rede móvel” e selecionar “Baixa”.

3. Troque o app do Facebook pela versão de navegador

Reprodução

O aplicativo do Facebook é um dos maiores “vilões” dos planos de internet. Mas se você não quer abrir mão de entrar na rede social, saiba que é possível fazer isso de um jeito muito mais econômico. Em vez de usar o aplicativo, acesse o Facebook por meio do navegador do seu celular. Ele tem praticamente os mesmos recursos do aplicativo, mas gasta menos bateria e consome menos dados. Caso prefira, também é possível trocar o app do Facebook pelo Facebook Lite.

4. Desative a sincronização de contas que você não usa

Cada uma das contas que você tem logada no seu celular é sincronizada com servidores externos para garantir que as informações dela estejam atualizadas. E essa sincronização gasta dados. Para ver todas as contas que estão sendo sincronizadas, vá até as configurações do Android e selecione “Contas”. Elas estarão separadas por aplicativo (Facebook, WhatsApp, Google, etc.) e às vezes há mais de uma conta por aplicativo. Dentro do Google, por exemplo, há serviços como o Google Keep, o Google Play Filmes e Dados do Google Fit. Desative todas as sincronizações de aplicativos e serviços que você não estiver usando.

5. Salve músicas e vídeos offline

Reprodução

Assistir a vídeos e ouvir música via streaming consome muitos dados. Felizmente, porém, serviços como o Spotify e a Netflix permitem que você baixe música ou filmes para ver quando quiser, sem gastar dados. Se você se lembrar de fazer o download enquanto estiver conectado a uma rede Wi-Fi, nunca mais precisará se preocupar com acabar com a sua internet assistindo à Netflix. Isso também permite que você ouça música e assista a séries em situações em que a conexão não é muito boa (no metrô, por exemplo).

6. Ative a economia de dados do Android

A partir do Android 7.0, o sistema operacional do Google ganhou um recurso chamado “Economia de Dados” que ajuda o celular a gastar menos 4G. Você pode ativá-lo indo nas configurações do Android, depois em “Uso de Dados” e então em “Economia de Dados”. É possível tambéms selecionar aplicativos que possam “burlar” a economia de dados. Assim, apps que você usa com mais frequência continuarão a funcionar normalmente, enquanto outros aplicativos passarão a ter o uso de dados em segundo plano restrito.