A Microsoft já tem data para decretar o fim do Windows Vista. A empresa vai lançar o último pacote de updates para o sistema operacional no dia 11 de abril. Depois disso, a versão, lançada em 2007, não receberá mais qualquer atualização oficial.

Apesar de algo drástico, o Vista não deixará muitos usuários com saudades. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Net Applications, o sistema estava presente em menos de 1% de todos os computadores no mês passado. Esse percentual representa algo em torno de 14 milhões de máquinas utilizando o sistema, já que a Microsoft domina o sistema operacional de cerca de 1,5 bilhão de computadores.

O Vista nunca foi lá muito querido pelos usuários, que preferiam usar as versões XP ou 7. O grande momento da plataforma aconteceu logo após o lançamento, quando chegou a estar em 20% de todos os computadores com Windows. Vale lembrar que o sistema foi o maior arrependimento do ex-CEO da companhia.

Encerrar o suporte de algum programa ou plataforma é a forma que as empresas encontram para “forçar” os usuários a atualizarem seus softwares a versões mais modernas. No caso, a Microsoft espera aumentar o número de usuários do Windows 10 com a medida.

publicidade

Via ComputerWorld