As pessoas que desejam visitar os Estados Unidos podem ser convidadas a entregar as suas senhas de redes sociais aos funcionários das embaixadas norte-americanas na hora de solicitar o visto de entrada ao país.

Segundo o secretário de Segurança Interna, John Kelly, essa é uma das várias medidas que estão sendo consideradas pelo governo para vetar a entrada de refugiados e requerentes de vistos provenientes do Irã, Síria, Líbia, Iraque, Somália, Sudão e Iêmen.

Kelly afirmou ao Comitê de Segurança Interna da Câmara que o governo quer saber os que os turistas fazem e falam nas mídias sociais. “Se você não quer cooperar, então você não entra”, alegou o secretário.

Além de pedir as senhas, outra medida seria ter acesso aos registros financeiros das pessoas para saber como elas estão se sustentando nos Estados Unidos ou se estão recebendo dinheiro de alguma organização estrangeira e de parentes.

publicidade

Apesar de a medida visar barrar estrangeiros dos sete países de maioria mulçumana, ela também abre precedentes para que a exigência seja feita a qualquer outra nação.

Via NBC