Normalmente, antes de um jogo ou aplicativo ser lançado em versão final, os desenvolvedores fazem lançamentos mais restritos para testar seu desempenho e identificar bugs. Apesar de esses lançamentos serem pouco divulgados, há um recurso do Google Play (a loja de aplicativos do Google) que permite que qualquer usuário participe desses testes.

Conhecido como “lançamento antecipado”, ele permite que você instale e utilize alguns games e aplicativos antes que eles tenham seu lançamento final. Para quem tem interesse no desenvolvimento de aplicativos ou gosta de descobrir as novidades mais interessantes do Google Play antes de todo mundo, pode ser bem interessante.

publicidade

A seguir, mostramos como baixar e instalar aplicativos antes que eles sejam lançados:

1. Abra o Google Play no seu celular Android. O ícone da loja é algo parecido com isso:

publicidade

Reprodução

2. Na parte superior da loja, escolha a opção “Apps e Jogos”:

publicidade

Reprodução

3. Localize a seção de categorias (com ícones verdes arredondados) no meio da tela e deslize para a esquerda até encontrar a categoria “Antecipado”. Selecione-a:

publicidade

Reprodução

4. Abaixo, estarão listados todos os apps e jogos disponibilizados em acesso antecipado. Eles são marcados com a informação “Antecipado” no local onde normalmente aparece o preço. 

Reprodução

Para instalá-los, o procedimento é o mesmo de qualquer aplicativo. Basta selecionar o que você quer e clicar em “instalar”. A diferença deles para os apps normais é que eles podem ainda conter alguns bugs ou problemas – normalmente não é nada de muito sério. Como o Google aponta, porém, você não poderá deixar resenhas para o aplicativo, mas pode enviar mensagens aos desenvolvedores apontando problemas que encontrar.