O desligamento repentino do PC durante qualquer atividade, geralmente, indica problemas em alguma parte do dispositivo. Se você está enfrentando o problema, saiba quais as possíveis causas e como resolvê-las:

1. Superaquecimento

Reprodução

A causa mais comum para o desligamento repentino de dispositivos é o superaquecimento. O uso contínuo dos componentes do PC, por exemplo, pode fazer com que ele exceda sua capacidade. Para evitar que as peças sejam “tostadas”, o sistema automaticamente se desliga, em uma tentativa de resfriamento.

publicidade

O que fazer?

Se o caso for esse, verifique se os coolers e ventoinhas estão em perfeito funcionamento ou se o pó impede a dissipação do calor. Com um notebook, a dica é não usá-lo em cima de um travesseiro, cobertor ou qualquer material que obstrua a passagem do ar.

2. Bateria

Reprodução

A culpa de o seu dispositivo se desligar automaticamente pode ser da bateria. Caso ela esteja com defeito ou esteja viciada, conseguira carregar somente um pouco e descarregar mais rápido.

O que fazer?

Se o problema for esse, basta trocar a bateria por uma nova.

3. Fonte com problemas

Reprodução

A fonte do dispositivo pode não estar conseguindo dar conta do recado. Ao trocar um dispositivo por um melhor, é preciso também trocar a sua fonte, já que, em muitos casos, o equipamento não aguenta. Note também se a ventoinha da fonte está funcionando e se há cheiro de queimado.

O que fazer?

Em primeiro lugar, é preciso ter certeza de que esse é o problema. Para isso, use um medidor de potência. Caso a dúvida se comprove, basta trocar a fonte do PC por uma mais nova e mais potente.

4. Memória RAM

Reprodução

Seu computador pode estar desligando por problemas com a memória RAM. Segundo especialistas, a RAM pode ter oxidado ou desencaixado de seus slots, um problema é bastante comum.

O que fazer?

O primeiro problema acaba prejudicando a passagem de correntes elétricas. A melhor coisa a fazer, nesse caso, é limpar as peças com álcool isopropílico. Se o caso for o segundo, basta encaixá-la novamente. Se preferir, é possível também analisar o PC em busca de problemas com a RAM. Para isso, clique em Configurações e abra a ferramenta de “Diagnóstico e memória do Windows”. Há duas opções de checagem.

5.  HD

Reprodução

Outra razão para os “apagões” pode ser algum problema no HD. Com o uso, o disco rígido pode apresentar alguns problemas que podem afetar programas essenciais do sistema.

O que fazer?

Realize uma verificação do disco rígido em busca de problemas. Realize limpezas para eliminar arquivos sem utilidade e, caso seja necessário, troque o HD.

Agora, se o computador não liga, é importante checar outras questões para resolver o problema.