Se você quer melhorar o seu computador, especialmente o notebook, trocar o HD dele por um SSD é o melhor investimento que você pode fazer. Embora sejam mais caros e geralmente tenham capacidade menor, os SSDs são muito mais rápidos que os HDs. Com isso, toda vez que o seu computador precisar ler informações do armazenamento, ele fará isso mais rapidamente. 

Em outras palavras: você sentirá os benefícios do seu investimento toda vez que ligar o computador, abrir arquivos grandes e inicializar programas (ou seja, praticamente o tempo todo). Isso vem, contudo, às custas de um pouco de espaço (além de bastante dinheiro). 

O que é um SSD? 

SSD é a sigla para Solid State Drive, ou seja, um disco rígido de estado sólido. Ele usa memória flash NAND — a mesma utilizada em cartões de memória e pendrives — para armazenar dados, assim como os HDs usam discos magnéticos para esse fim. A diferença é que a memória flash NAND é muito mais rápida, o que significa que os SSDs são extremamente rápidos em comparação aos HDs. 

De acordo com a Western Digital, uma das principais fabricantes de HDs do mundo, um disco rígido tradicional pode chegar à velocidade de rotação de 5400 RPM (rotations per minute, ou seja, rotações por minuto). Em contrapartida, um SSD pode chegar a 540 MB/s (megabytes por segundo) de transferência de dados — ou seja, é mais rápido em cerca de 100 vezes. 

publicidade

Isso quer dizer que os SSDs são mais rápidos para ler e escrever dados do que os HDs, o que se traduz em um computador mais ágil. Em outras palavras: ao usar um SSD, você perceberá que o seu computador está muito mais rápido, especialmente quando ele precisar inicializar o sistema operacional e os programas. 

Para que serve o SSD? 

O SSD pode ser usado para substituir o HD em qualquer computador, seja um desktop, um notebook ou mesmo uma ultrabook. No entanto, é importante levar alguns fatores em consideração na hora de fazer a escolha. 

Como escolher um bom SSD para notebook: confira 5 dicas 

Antes de gastar o dinheiro, porém, é importante pensar em algumas coisas para garantir que você investirá a grana da melhor maneira possível. Abaixo, listamos as cinco coisas nas quais você precisa pensar na hora de escolher um SSD. Confira: 

SSD da Kingston. Imagem: Divulgação
SSD da Samsung. Imagem: Divulgação

1. Capacidade

Os SSDs costumam variar, em capacidade, de 120 GB até 1 TB. Se você tiver um HD de 1 TB, poderá até ficar tentado a gastar uma fortuna num SSD do mesmo tamanho. Antes de fazer isso, porém, pense bem: aqueles 200 filmes que você baixou há dois anos e ainda não assistiu valem mesmo esse tanto de dinheiro? Por outro lado, se o seu HD de 1 TB estiver cheio de arquivos pesados que você usa com frequência e com um monte de jogos pesados instalados, não adianta você querer enfiar São Paulo em São Bernardo e comprar um SSD de apenas 120 GB. Migrar para um SSD provavelmente exigirá que você sacrifique alguns arquivos para economizar bastante dinheiro, então pense bem nisso.

2. Interface SATA 3

Os SSDs se ligam à placa-mãe do computador por meio de uma interface SATA – a mesma usada por HDs. No entanto, existem os padrões SATA 2 e SATA 3: SATA 2 suporta até 3 Gbps de envio de dados; SATA 3, por sua vez, suporta o dobro, e por isso consegue ser até duas vezes mais rápido. O essencial aqui é você descobrir se a sua placa-mãe tem suporte para interfaces SATA 3. Se ela não tiver, não adianta investir mais em um SSD com essa interface, porque a sua placa-mãe não conseguirá suportá-la de qualquer maneira.

3. Tamanho

Você vai precisar encaixar esse SSD em algum lugar do seu computador. SSDs em geral têm 2,5 polegadas de largura, o que os fazem ter o mesmo tamanho que os HDs de notebooks, mas menores do que os HDs de desktop (que têm 3,5 polegadas, em geral). Se você vai instalar seu SSD em um PC, garanta que tem espaço no seu gabinete para acomodá-lo. Se você for colocá-lo no notebook, fique esperto na hora da compra e confirme se ele tem de fato 2,5 polegadas: se ele for maior, pode acabar não cabendo dentro do seu laptop.

SSD da Kingston. Imagem: Divulgação
SSD da Kingston. Imagem: Divulgação

4. Preço e marca

Comprar um SSD pode ser até caro, mas lembre-se: todas as informações contidas no seu computador ficarão gravadas nele. Vale a pena pagar mais barato e correr o risco de ver o dispositivo apresentar algum defeito e deletar tudo que você tem? Não, não vale. Não arrisque nessa hora: atenha-se às marcas mais famosas ou nas quais você já confia, e dê uma pesquisada na internet para ver se há muitos casos de problemas daquela marca. Algumas marcas prometem velocidades maiores do que outras, e por isso são mais caras. Talvez isso seja um fator importante para você, mas não se preocupe demais com isso: qualquer SSD é muito mais rápido do que qualquer HD.

5. Migração

Alguns SSDs vêm com ferramentas de migração que ajudam você a copiar os arquivos do seu HD para o novo dispositivo de armazenamento. Com isso, você não precisa instalar tudo de novo junto com o SSD. Essas opções são interessantes especialmente para quem vai instalar o SSD em um notebook e não consegue deixar tanto o SSD quanto o HD conectados à placa-mãe ao mesmo tempo. Por isso, pode ser interessante gastar um pouco mais por um aparelho que venha com isso.

Qual o melhor SSD para colocar no notebook? 

Os SSDs são uma ótima opção para quem quer deixar o notebook mais rápido. No entanto, é importante ficar atento às especificações do seu computador para garantir que você compre um dispositivo que seja compatível com ele. Além disso, é importante avaliar qual a capacidade de armazenamento do SSD é adequada para as suas necessidades. Por fim, dê uma pesquisada na internet para conferir a reputação da marca e garantir que você está comprando um produto de qualidade. Com essas dicas, você com certeza encontrará o SSD perfeito para deixar o seu notebook mais rápido! 

Qual a diferença de SSD para notebook? 

Os SSDs para notebooks são um tipo específico de dispositivo de armazenamento, que foi desenvolvido para oferecer um desempenho melhor do que os HDs tradicionais. Eles se ligam à placa-mãe do computador por meio de uma interface SATA – a mesma usada por HDs. No entanto, os SSDs para notebooks geralmente suportam o padrão SATA 3, que oferece um desempenho melhor do que o SATA 2. Além disso, os SSDs para notebooks também tendem a ser menores do que os SSDs para desktops, o que os torna mais fáceis de serem instalados em laptops. Por fim, é importante lembrar que os SSDs são um investimento mais caro do que os HDs tradicionais, porém oferecem um desempenho muito superior. 

Quantos SSD cabem no notebook? 

Isso vai depender do modelo do seu notebook. Alguns notebooks têm um slot para um disco rígido, enquanto outros têm dois slots. Se o seu notebook tem apenas um slot, você poderá instalar apenas um SSD nele. No entanto, se o seu notebook tem dois slots, você poderá instalar até dois SSDs nele.  

O Olhar Digital já produziu um guia para ajudar você a trocar seu HD por um SSD. Ele pode ser visto por meio deste link.